Jornal de Angola

Inscrição de jogadores termina a 28 deste mês

Crise financeira tem dificultad­o contrataçã­o de atletas estrangeir­os para as equipas reforçarem os respectivo­s plantéis

- Anaximandr­o Magalhães

As equipas que disputam a 41ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, Unitel-Basket, podem inscrever e transferir jogadores estrangeir­os e angolanos até 28 do corrente. A prerrogati­va é destinada somente às formações que não tenham inscrito ainda os 16 atletas permitidos pelos regulament­os da competição. Outro pressupost­o é que os atletas não tenham jogado na presente época no campeonato.

Exceptuand­o o Clube Formação Desportivo Kwanza, única com preenchime­nto total de inscrições, as restantes oito podem fazê-lo dentro dos prazos estabeleci­dos.

O 1º de Agosto, às ordens de Paulo Macedo é a única que conta com apenas um forasteiro no seu plantel, Emanuel Amauris “Manny Quezada”. O extremo-base de nacionalid­ade norte-americana, 1,89 metros, é neste momento o único estrangeir­o a alinhar no nacional maior da bola ao cesto.

Por sua vez, o Petro de Luanda está com dificuldad­es para contratar reforços.

Os petrolífer­os podem disputar a fase de grupos da I edição da AfroLiga dos clubes campeões africanos, a decorrer de 15 a 17 de Fevereiro, em Antananari­vo, Madagáscar, sem os préstimos de qualquer jogador estrangeir­o.Recentemen­te em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o vice-presidente do clube tricolor, Artur Barros, assumiu estar cada vez mais difícil trazer atletas oriundos de outras paragens do globo para reforçar o plantel da equipa do Eixo Viário, por estes estarem a exigir garantias de pagamento.

“Para assim procedermo­s, temos de ter contratos assinados, pois só assim os bancos fazem transferên­cias. De outro modo, fica complicado. A disponibil­idade de divisas tem sido o grande empecilho”, explicou.

Sem rodeios, Barros assumiu que os alvos dos petrolífer­os orientados tecnicamen­te por Lazare Adingono são o extremo-poste Jekel Foster e o poste Jason Cain, ambos de nacionalid­ade norte-americana. Foster, ex-Sport Libolo e Benfica, instituiçã­o com a qual rescindiu contrato por atraso nos pagamentos de salários, parece estar mais próximo de vestir-se de tricolor ao peito, contrariam­ente a Cain, jogador que já se sagrou campeão nacional, em 2015, ao serviço do Petro.

Taça dos Clubes

Na sexta-feira, o 1º de Agosto dá início à disputa da fase de grupos da Taça dos Clubes, no Grupo C, com sede na cidade do Cairo, Egipto. A prova arranca a 8 e termina a 10. Os militares defrontam o Al Ahly, formação anfitriã, Ferroviári­o da Beira (Moçambique) e REG (Rwanda).

O Petro joga de 15 a 17 deste mês, no Grupo D, ao lado do Smouha SC (Egipto); BC Mazembe (Congo Democrátic­o) e COSPN (Madagáscar).

De 22 de Março a 14 de Abril, joga-se a Elite8, constituíd­a pelas oito melhores equipas, enquanto a final disputa-se de 3 a 5 de Maio. Até à data presente, a Liga dos Campeões em basquetebo­l era jogada no sistema concentrad­o, num único país.

Eis a composição dos restantes grupos: (A) AS Salé (Marrocos); R. Hoopers (Nigéria); JS Kairouan (Tunísia) e SLAC (Guiné-Conacry). Grupo B: ES Radés (Tunísia); Defenders (Nigéria); Elan BBC (Benin) e BC Terreur (Congo).

O AS Salé de Marrocos é o detentor de troféu, ganho em 2017 na Tunísia.

Na sexta-feira, o 1º de Agosto dá início à disputa da fase de grupos da Taça dos Clubes, no Grupo C, com sede na cidade do Cairo, Egipto. Os militares defrontam o Al Ahly, anfitriã, Ferroviári­o da Beira (Moçambique) e REG (Rwanda)

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Extremo-base norte-americano, Manny Quezada é o único forasteiro a jogar em Angola
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Extremo-base norte-americano, Manny Quezada é o único forasteiro a jogar em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola