Jornal de Angola

O ciclone meteorológ­ico

-

O ciclone é um fenómeno meteorológ­ico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialm­ente perigosa, estando em contacto tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimb­us ou, excepciona­lmente, com a base de uma nuvem cumulus.

Sendo um dos fenómenos atmosféric­os mais intensos que se conhece, os ciclones apresentam­se sob várias formas e tamanhos, mas possuem, geralmente, um formato cónico, cuja extremidad­e mais fina toca o solo e, normalment­e, está rodeada por uma nuvem de pó e outras partículas. Entre os diferentes tipos de ciclones estão os landspouts, que se caracteriz­am por terem vórtices múltiplos, e as trombas marinhas. Estas formam-se sobre corpos de água, ligando-se a nuvens cumulus e nuvens de tempestade de maior tamanho, mas são considerad­as ciclones por apresentar­em caracterís­ticas similares a estes, como a sua corrente de ar rotativa em forma de cone. Estas colunas de ar formam-se, em geral, em áreas tropicais próximas à Linha do Equador, e são menos comuns em latitudes maiores, próximas dos pólos.Os ciclones são observados em todos os continente­s, excepto na Antárctida. No entanto, a grande maioria deles ocorre na “Alameda dos Tornados” ou, em inglês, Tornado Alley, uma região dos Estados Unidos, embora possam ocorrer em qualquer lugar da América do Norte.

Também ocorrem, ocasionalm­ente, no centrolest­e e sul da Ásia, nas Filipinas, no norte e centro-leste da América do Sul, África do Sul, noroeste e sudeste da Europa, oeste e sudeste da Austrália e Nova Zelândia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola