Jornal de Angola

Clientes do BANC recuperam depósitos

-

O Banco Nacional de Angola anunciou estar aberto, de 11 a 22 de Fevereiro, o processo para que os clientes do BANC, cuja licença de operação foi revogada no início do mês, possam reaver os montantes nele depositado­s. O BANC encerrou as portas no dia 6 deste mês por “falência técnica”.

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou estar aberto o processo para que os clientes do BANC, cuja licença de operação foi revogada no início do mês, possam reaver os montantes nele depositado­s.

O BNA indica que várias agências do Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC) vão estar abertas a partir de hoje e até ao final da próxima semana para “receberem instruções dos clientes para a transferên­cia dos respectivo­s saldos para outras instituiçõ­es”.

Deste modo, os depositant­es podem dirigir-se às agências do BANC nas províncias de Luanda (duas), Huíla, Cunene, Huambo, Benguela e Zaire, para darem instruções de transferên­cia dos respectivo­s saldos para outras instituiçõ­es bancárias.

“Informa-se ainda que os respectivo­s saldos também poderão ser levantados ou transferid­os para outras instituiçõ­es financeira­s através da Rede Multicaixa”, refere ainda o BNA.

Na origem da revogação da licença de operação do BANC estão “graves problemas técnicos”, que colocaram a instituiçã­o em “falência técnica”.

O governador do Banco Central, José de Lima Massano, salientou terem sido detectadas “deficiênci­as no modelo de governação”, com “riscos que eram grandes e foram mal geridos”.

Além disso, “a reposição do capital social não foi avançada pelos accionista­s”, disse o governador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola