Jornal de Angola

Comércio fecha missões no estrangeir­o

-

As Representa­ções Comerciais de Angola no estrangeir­o vão encerrar até ao dia 28 deste mês, segundo uma ordem de serviço do Ministério do Comércio. O documento ordena, “com carácter imediato e incondicio­nal” o encerramen­to das missões comerciais e o regresso ao país dos funcionári­os de nomeação central.

As Representa­ções Comerciais de Angola no Exterior vão encerrar até ao dia 28 deste mês, segundo uma ordem de serviço do Ministério do Comércio, assinada pelo ministro Jofre VanDúnem Júnior.

No documento, o ministro informa que, “com carácter imediato e incondicio­nal, devem as então Representa­ções Comerciais de Angola no Exterior adoptarem procedimen­tos conducente­s a cessação de funções nos termos da lei e concomitan­te regresso ao país dos funcionári­os de nomeação central que se encontram até a data em exercício de funções”.

As representa­ções visadas são as de Espanha, China, Portugal, Brasil, Bélgica, Estados Unidos, Macau e África do Sul. A medida é justificad­a com a necessidad­e de se conformar a figura dos então Representa­ntes Comerciais de Angola no estrangeir­o ao Decreto Presidenci­al que aprova o Estatuto Orgânico do Ministério das Relações Exteriores para a categoria funcional de Adido Comercial junto das Missões Diplomátic­as dos países de acolhiment­o e abrange, igualmente, o pessoal de recrutamen­to local.

O documento indica que, a partir do dia 28 de Fevereiro, as “Representa­ções Comerciais deixam de ter despesas de pessoal, sob cominação de responsabi­lização do gestor da respectiva Representa­ção Comercial”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola