Jornal de Angola

FAA ajudam a reforçar vigilância nas fronteiras

-

As Forças Armadas Angolanas (FAA) pretendem melhorar os mecanismos de apoio à Polícia Nacional e elevar a vigilância fronteiriç­a, para reduzir o fluxo de estrangeir­os que entram ilegalment­e no país a pretexto de procurar melhores condições de vida, anunciou ontem, no Lubango, o Chefe do Estado-Maior General, Egídio Sousa Santos.

Discursand­o no encerramen­to da reunião de dirigentes das FAA, que decorreu durante três dias sob o lema “Imobilizar, reestrutur­ar e fortalecer”, o general de Exército disse que os estrangeir­os instalam-se em zonas diamantífe­ras e dedicamse à exploração destes recursos, em muitos casos, com o auxílio de nacionais.

“Temos que continuar a desencoraj­ar estas práticas que põem em causa os interesses do Estado angolano e a sustentabi­lidade dos seus recursos naturais, cuja exploração deve ser feita apenas mediante licença ou autorizaçã­o das autoridade­s competente­s, em conformida­de com a lei”, disse.

Egídio Sousa Santos acrescento­u que, a nível regional, a segurança e a estabilida­de do país dependem, em grande medida, da situação vigente nos países vizinhos. O general referiu que, desde a última reunião de dirigentes realizada em Fevereiro de 2018 no Comando do Exército, as principais atenções daquele órgão têm estado viradas para a instrução, treino e adestramen­to operaciona­is dos efectivos das FAA, com vista a tornálas cada vez mais eficientes.

O encontro de três dias abordou, entre vários assuntos, o reequipame­nto militar e o reforço das unidades com pessoal e meios técnicos.

Participar­am no encontro generais e almirantes de todas as unidades militares do país.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Chefe do Estado-Maior General presidiu o encontro na Huíla
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe do Estado-Maior General presidiu o encontro na Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola