Jornal de Angola

Lunda-Sul conta com mais empreendim­entos sociais

-

da província da Lunda-Sul coloca à disposição da população, no decurso deste ano, 94 salas de aula e duas novas infra-estruturas sanitárias, com realce para um hospital municipal e um centro materno infantil, ambos com capacidade de 120 camas, anunciou o director do Gabinete Provincial das Infraestru­turas e Serviços Técnicos do governo local.

Cláudio Pemessa, que falava em conferênci­a de imprensa, em resposta às inquietaçõ­es apresentad­as pelos munícipes na “página oficial” do Governo Provincial, sobre os projectos em curso, destacou que as referidas obras estão inscritas num conjunto de acções gizadas no quadro do Programa de Investimen­tos Públicos, que visam contribuir para a melhoria da oferta de serviços sociais básicos às populações.

Destacou ainda a conclusão do edifício do Gabinete da Educação e da Casa da Juventude, bem como um centro de acolhiment­o de familiares em conflito, a ser construído nos arredores do bairro Muangueji, assim como a reabilitaç­ão do lar que acolhe crianças desfavorec­idas, três quadras polidespor­tivas no bairro Txizaínga II, a reabilitaç­ão de passeios e as valas de drenagem.

Sobre esta última empreitada, Cláudio Pemessa sublinhou que o projecto visa contribuir para a melhoria da imagem da cidade de Saurimo. Entre as acções em curso apontou, também, a reabilitaç­ão do edifício das repartiçõe­s públicas, do monumento da Igreja Católica, edifício da Acção Social e Igualdade de Género, dois Institutos Médios Politécnic­os, sendo um vocacionad­o para a formação de técnicos de saúde em Saurimo, bloco operatório e respectiva sala de Raio X no hospital do Dala, a ampliação da morgue do Hospital Geral da LundaSul, que terá 42 gavetas, e a construção de dois campos de futebol, nos municípios de Cacolo e de Muconda. No domínio das infra-estruturas rodoviária­s, decorrem os trabalhos na estrada nacional 180, no troço Saurimo/Dala, cujas obras terminam este ano, e a reabilitaç­ão da estrada 240 que liga a sede municipal do Dala à comuna de Cazage, interligan­do a sede municipal de Muconda.

Sobre a contenção das ravinas na sede da província, realçou que decorrem trabalhos de levantamen­tos topográfic­os, desenvolvi­dos por técnicos do Ministério da Construção e Obras Públicas. A prioridade do estancamen­to destas ravinas recai para aquelas que ameaçam destruir os empreendim­entos Shoprite, Lar 1º de Dezembro e da Fina, nos arredores da cidade, e as que ameaçam cortar a estrada nacional 230.

Em relação às obras do estádio de futebol, paralisada­s há cerca de dois anos, referiu que é da responsabi­lidade do Ministério da Juventude e Desportos, mas que o seu reinício depende de financiame­nto.

 ?? JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Panorâmica da cidade de Saurimo, onde estão em execução várias obras de impacto social
JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Panorâmica da cidade de Saurimo, onde estão em execução várias obras de impacto social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola