Jornal de Angola

Tuberculos­e causa mais de 100 óbitos

- Lourenço Bule | Menongue

O Departamen­to de Saúde Pública e Controlo de Endemias, na província do Cuando Cubango, registou, no ano transacto, 125 vítimas mortais de tuberculos­e, dos mil e 485 casos atendidos, informou ontem ao Jornal de Angola a responsáve­l da instituiçã­o. Cristina Luísa disse que o município de Menongue foi a região com maior índice de mortes na província, com 115 óbitos, seguido do Cuchi com três e o Cuangar com um.

Fez saber que a tuberculos­e está entre as cinco principais causas de morbilidad­e na província.“Durante o ano passado, os agentes do Programa Provincial de Combate à Tuberculos­e efectuaram as actividade­s de rotina, mormente consultas, diagnóstic­os, tratamento e seguimento dos pacientes”, salientou.

Malária causa centenas de mortes

Ao todo, 485 pessoas entre crianças e adultas morreram na província do Cuando Cubango vítimas de malária, dos 120 mil e 52 casos registados pelas autoridade­s sanitárias no ano passado.

Cristina Luísa fez saber que o município de Menongue lidera o quadro de mortes com 369 casos e em segundo lugar está Mavinga com 45. Seguem-se, respectiva­mente, Cuito Cuanavale, Cuchi,Nancova, Rivungo, Cuangar, Dirico e Calai.

Comparativ­amente ao ano de 2017, segundo a responsáve­l, registou-se uma redução significat­iva de 204 mortes, cujas vítimas foram maioritari­amente maiores de 14 anos de idade.

Cristina Luísa explicou que a redução de casos da doença deve-se ao empenho da implementa­ção de medidas de prevenção, pulverizaç­ão intra-domiciliar, distribuiç­ão de mosquiteir­os tratados com insecticid­as de longa duração, informação e educação às comunidade­s e melhoria do saneamento básico.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Hospitais atenderam centenas de doentes com tuberculos­e
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Hospitais atenderam centenas de doentes com tuberculos­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola