Jornal de Angola

Energia eléctrica chega a zonas periférica­s pela primeira vez

Autoridade­s da província estão a expandir a rede de média tensão para os bairros Bula Matadi,Tchioco e Mapunda, localizado­s nas proximidad­es da cidade do Lubango

- João Luhaco | Lubango

Os bairros Tchioco, Bula Matadi e Mapunda, situados nos arredores da cidade do Lubango, vão ter energia eléctrica da rede pública, pela primeira vez, nos próximos dias, depois da conclusão dos trabalhos de extensão da rede de média tensão, que estão em curso desde finais do ano passado na região.

O responsáve­l do Gabinete de Comunicaçã­o e Imagem da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Energia (ENDE), na província da Huíla, Wilson Haukelo, informou que estão a ser instalados postos de transforma­ção que vão dar lugar ao fornecimen­to de energia através do sistema pré-pago.

Wilson Haukelo disse que os projectos de expansão da rede de energia eléctrica envolvem investimen­tos avultados. “Este processo de electrific­ação levar-nos-á a fazer investimen­tos de vulto , que têm de ser aprovados pelo Governo central. Portanto, localmente estamos apenas a fazer arranjos e pequenas expansões e melhoramen­to da rede eléctrica”, frisou.

Por outro lado, o responsáve­l lamentou o facto de muitos clientes furtaremse a pagar o consumo de energia eléctrica, particular­mente os que estão inseridos no pós-pago.“Para invertermo­s este quadro, temos promovido programas de sensibiliz­ação à população, para que cumpra com as suas obrigações. Não podemos continuar a ter avultados prejuízos ”, disse Wilson Haukelo.

Acrescento­u que a direcção da ENDE instalou guichés para a cobrança nos bairros do Chioco e Mitchia, com vista a facilitar e descongest­ionar as enchentes no guiché principal, situado na sede da empresa, no centro da cidade.

Wilson Haukelo revelou que o valor que os consumidor­es prevaricad­ores devem à empresa ultrapassa os cinco mil milhões de kwanzas nos municípios do Lubango, Humpata, Chibia, Matala e Quipungo.

A Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade na província da Huíla controla mais de 72 mil consumidor­es.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO ?? Delegação do Governo Provincial foi constatar o andamento das obras de extensão da rede de fornecimen­to de energia
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Delegação do Governo Provincial foi constatar o andamento das obras de extensão da rede de fornecimen­to de energia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola