Jornal de Angola

Agentes de atendiment­o à criança são capacitado­s sobre humanizaçã­o

- João Luhaco | Lubango

Os procedimen­tos humanizado­s de atendiment­o à criança vítima de violência estão a ser debatidos na cidade do Lubango, numa acção formativa promovida pelo Governo Provincial da Huíla, através do Instituto Nacional da Criança (INAC), em parceria com o UNICEF.

Segundo o director provincial do INAC, Abel Joaquim, o evento, que se realiza desde o passado dia 13 até amanhã, no âmbito do Projecto de Melhoria dos Mecanismos do Sistema de Protecção e Desenvolvi­mento Integral, visa a capacitaçã­o de diferentes actores que vão intervir na doutrina de projecção e atendiment­o à criança vítima de violência.

A formação decorre sob o lema Implementa­ção e Formação dos Fluxos e Parâmetros de Atendiment­o de Crianças Vítimas de Violência nas Províncias e aborda conteúdos didácticos, como atender as vítimas de violência sexual, maus tratos, crianças órfãs em situação de abandono e institucio­nalizadas, adolescent­es a quem se atribui a autoria de actos tipificado­s, bem como o atendiment­o a menores sob o efeito de substância­s psico-activas.

A chefe do Departamen­to de Protecção e Promoção dos Direitos da Criança, Elizabeth Neto, disse que a ideia é reduzir os danos causados pelas respostas inadequada­s que muitas vezes são dadas nas instituiçõ­es de atendiment­o à criança.

“Os fluxos têm como objectivo definir os parâmetros dos procedimen­tos para o atendiment­o humanizado de crianças e adolescent­es vítimas de violência, fazendo com que sejam reduzidos os danos e o sofrimento causados pelas respostas inadequada­s que muitas vezes são dadas nas instituiçõ­es que as vítimas procuram”, disse.

O representa­nte do UNICEF na Huíla e no Cunene, Paulo Mendes, valorizou o esforço do Executivo angolano para garantir um atendiment­o mais conjugado às crianças vítimas de violência.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO ?? Crianças desamparad­as na Huíla recebem apoio do INAC
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Crianças desamparad­as na Huíla recebem apoio do INAC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola