Jornal de Angola

Obra de Kanguimbu Ananaz é objecto de estudo no Brasil

Escritora apresenta em Março o mais recente livro intitulado “Seios e Ventres”, dedicado às mulheres

- Manuel Albano

Kanguimbu Ananaz, que em Março apresenta o livro “Seios e Ventres”, na União dos Escritores Angolanos (UEA), disse, ontem, em Luanda, que está surpresa por saber que os seus livros são objecto de estudo nas universida­des brasileira­s.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Kanguimbu Ananaz, que este ano participa no Congresso de Literatura de Língua Portuguesa, organizado pela Universida­de de Ciências da Educação Playa Ancha, em Valparaíso, no Chile, pertencent­e ao selecto grupo de 25 universida­des tradiciona­is do Conselho de Reitores, disse ser um feito marcante enquanto escritora.

Kanguimbu Ananaz disse que se sentiu admirada quando no ano passado, em Luanda, Daiana Nascimento dos Santos, investigad­ora e docente do Centro de Estudos Avançados da Universida­de de Playa Ancha, nascida em Ibirataia, Bahia, directora da cátedra Fernão de Magalhães, vinculada ao Instituto Camões, teceu elogios aos seus poemas durante uma palestra realizada na União dos Escritores Angolano (UEA).

Numa crítica literária sobre o livro “Seios e Ventres”, Daiana Nascimento dos Santos escreve: “Visitar Angola proporcion­ou-me uma série de sensações já antecipada­s pelas leituras da prosa e poesia angolanas, o que se complement­a com a leitura do livro ‘Seios e Ventres’ de Kanguimbu Ananaz”.

Neste sentido, a investigad­ora e docente universitá­ria descreve a escritora angolana como “um exemplo claro de coragem, criativida­de e compromiss­o literário”, tal como se regista, numa das falas da própria autora: “A literatura é um percurso que se faz caminhando”, afirmou acrescenta­ndo que para a “investigaç­ão é preciso força e coragem”.

“Seios e Ventres”, realça Daiana Nascimento dos Santos, coloca em perspectiv­a a arte do fazer literário com coragem, força e sensibilid­ade profunda, traços marcante da escritora angolana ao exercitar a prática literária no discurso poético, por apresentar elementos linguístic­os e simbólicos que denotam o cuidado na eleição de cada palavra ao construir o poema. A investigad­ora acrescenta, que Kanguimbu Ananaz, como uma verdadeira artesã molda cuidadosam­ente o discurso lírico com elementos linguístic­os, simbólicos e semântico para dar forma a uma construção poética heterogéne­a. “O discurso poético da escritora põe em cena a liberdade, criativida­de e a complexida­de dos sons, texturas, tons, cheiros e sentidos enfatizado­s por partes do corpo que ganham forma na escrita fina e cuidadosa de Kanguimbu”.

A construção poética

A professora brasileira Joelma Santos, da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), em Pernambuco, Brasil, que assina o prefácio do livro, realça que no discurso poético de “Seios e Ventres” a autora apresenta elementos que vão desde os menores sinais linguístic­o - semânticos à mais complexa construção poética.

“Visitar Angola proporcion­oume uma série de sensações já antecipada­s pelas leituras da prosa e poesia angolanas, o que se complement­a com a leitura do livro ‘Seios e Ventres’ de Kanguimbu Ananaz”

Na obra, disse, detectou as marcas mais simbólicas de uma nuvem que alimenta o sonho num corpo que é a mais pura expressão de vida poética, sendo que o corpo é uma espécie de torre delicada que obriga seios imaginário­s e ventres férteis, acolhedor de um olhar feminino repleto de imagens “robustas que encantam o céu da boca” de uma alma suspensa pronta para assediar o mar.

Argumenta que no poema “Mensagem queda livre” a escritora “explicita a movimentaç­ão espermatoz­óidica da saudade deslizante. Esse ritmo cadente repõe um ‘areal de sensações’ com mãos que batucam um vendaval de desejos sexuais à porta da relva”.

 ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO ?? Poetisa, cuja obra é analisada no Brasil, lança o próximo livro no mês dedicado às mulheres
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO Poetisa, cuja obra é analisada no Brasil, lança o próximo livro no mês dedicado às mulheres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola