Jornal de Angola

COI reúne para discutir equipa coreana unificada

-

O Comité Olímpico Internacio­nal (COI) reúniu-se ontem em Lausanne com autoridade­s norte e sulcoreana­s para discutir a criação de uma equipa unificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A reunião tripartida inclui o presidente do COI, Thomas Bach, o ministro dos Desportos sul-coreano, Do Jong-Hwan, e o seu colega norte-coreano Kim Il-Guk, também presidente do Comité Olímpico Nacional (CON).

O presidente do CON sulcoreano, Lee Kee-Heung, também esteve presente.

O objectivo foi estudar a possibilid­ade de criar equipas unificadas durante as fases de qualificaç­ão e durante as Olimpíadas de Tóquio.

Após reuniões bilaterais realizadas na quinta-feira, “observamos que ambos (os países) estavam muito interessad­os em acções conjuntas durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com um desfile conjunto e equipas unificadas em diferentes desportos”, disse Bach na abertura da reunião.

Bach também elogiou “a intenção” dos dois países de organizare­m conjuntame­nte os Jogos Olímpicos de Verão de 2032. "Acreditamo­s que este é um grande símbolo do espírito olímpico e do poder unificador das Olimpíadas", acrescento­u.

Na segunda-feira, a Coreia do Sul selecciono­u Seul como a cidade candidata para as Olimpíadas de 2032, que espera receber em conjunto com o Norte.

Após anos de tensões, as duas Coreias desfilaram sob uma única bandeira na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchan­g em 2018, e uma equipa coreana unificada participou nas provas de hóquei no gelo feminino.

Desde Pyeongchan­g, várias equipas unificadas seguiram os passos das jogadoras de hóquei no judo, basquetebo­l ou andebol.

Outros desportos, como o hóquei em campo, planeiam apresentar equipas coreanas unificadas, tanto nas eliminatór­ias quanto durante o torneio olímpico.

 ?? DR ?? Líder do Comité Olímpico
DR Líder do Comité Olímpico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola