Jornal de Angola

Juíza rejeita soltura de ex-ministro moçambican­o das Finanças

-

A juíza Sagra Subroyen, do Tribunal sul-africano de Kempton Park, rejeitou ontem o pedido de libertação sob caução do exministro das Finanças moçambican­o, Manuel Chang, acusado de fraude e corrupção nos Estados Unidos, no mesmo dia em que começou em Maputo o julgamento da antiga embaixador­a nos EUA, noticiou a Lusa.

“Conceder a liberdade não seria no interesse da Justiça e da sociedade. O arguido permanece detido sob custódia pendente da extradição”, disse a juíza no decorrer da leitura da sentença, que durou duas horas. O mesmo tribunal está a analisar também o pedido de extradição para os Estados Unidos, devendo a decisão ser anunciada na audiência marcada para o próximo dia 26.

Os EUA acusam Manuel Chang de conspiraçã­o para fraude electrónic­a e para fraude com valores mobiliário­s e lavagem de dinheiro, no âmbito do processo das dívidas ocultas de Moçambique. O ex-ministro foi detido no Aeroporto Internacio­nal Oliver. R. Tambo, em Joanesburg­o, com base num mandado de captura internacio­nal emitido pelos Estados Unidos em 27 de Dezembro passado.

A fonte acrescenta que o Tribunal Judicial de Maputo começou a julgar Amélia Sumbana, de 65 anos, antiga embaixador­a moçambican­a nos EUA, acusada de desvio de cerca de meio milhão de dólares entre 2009 e 2015. O Ministério Público diz que Amélia Sumbana cometeu crimes de abuso de cargo, peculato e branqueame­nto de capitais.

Entre outros ilícitos, a arguida terá usado parte do dinheiro para pagar a aquisição e reabilitaç­ão de um imóvel na cidade de Maputo, registado posteriorm­ente em nome do marido.

Segundo a acusação, a embaixador­a emitia cheques a seu favor com a justificaç­ão de que as verbas serviam para obras na residência oficial ou para serviço da missão diplomátic­a e pedia reembolso de viagens aéreas não efectuadas.

 ??  ??
 ?? DR ?? Ex-ministro das Finanças de Moçambique continua detido
DR Ex-ministro das Finanças de Moçambique continua detido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola