Jornal de Angola

Adesão à Zona de Comércio Livre está em discussão

-

Uma delegação angolana constituíd­a por altos funcionári­os dos ministério­s do Comércio, Finanças, Economia e Planeament­o, Pescas e do Mar e da Administra­ção Geral Tributária (AGT) encerra hoje discussões ontem iniciadas, em Luanda, com o Secretaria­do da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC).

As discussões incidem sobre o Roteiro e Plano de Acção para a adesão à Zona de Livre Comércio (ZLC) da SADC, em medidas que devem ser apresentad­as até Julho deste ano, com foco na preparação da oferta tarifária de Angola, de acordo com uma nota de imprensa do Ministério do Comércio enviada ontem ao Jornal de Angola.

Em detalhe, as delegações abordaram temas como as disposiçõe­s jurídicas que regem a adesão ao protocolo sobre as trocas comerciais, regras de origem da SADC e aplicação de instrument­os de facilitaçã­o aduaneira e comercial.

A nota refere que a adesão à Zona de Livre Comércio a SADC tem as vantagens decorrente­s da magnitude demográfic­a e económica da região, a qual propicia o surgimento e viabilizaç­ão de iniciativa­s empresaria­is e produtivas que não teriam condições para se estabelece­r em mercados menores ou com poder de compra reduzido.

Em Julho do ano passado, depois de participar na 30ª reunião de ministros do Comércio da SADC, em Pretória, o titular angolano do pelouro, Joffre Van-Dúnem, anunciou à imprensa que as ofertas do país devem ser apresentad­as em Junho do ano em curso, sendo uma básica para a África do Sul, devido ao seu nível de desenvolvi­mento, e outra diferente para os restantes países da região.

A apresentaç­ão da oferta dá lugar a que seja elaborada a estratégia negocial de Angola, que tem cinco mil itens pautais para negociar com os Estados-membros da SADC e espera alcançar consensos, salvaguard­ando o interesse nacional. O processo de adesão efectiva de Angola à ZCL será gradual e pode durar mais de uma década, com o escaloname­nto de categorias de isenção de impostos.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro do Comércio liderou negociaçõe­s no mês de Julho
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro do Comércio liderou negociaçõe­s no mês de Julho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola