Jornal de Angola

Líder religioso condenado a pena suspensa

-

O líder da Igreja Fraternida­de de Pentecoste­s na África em Angola (IFEPAA) Bom Deus, Simão Lutumba, foi ontem condenado pelo Tribunal Municipal do Kilamba Kiaxi, em Luanda, à pena suspensa de 40 dias, incluindo o pagamento de 200 kwanzas por dia e a taxa de justiça de 30 mil.

O pastor e o advogado foram detidos domingo, acusados de desobediên­cia e resistênci­a contra a força policial. O advogado foi condenado a 45 dias de prisão, igualmente convertido na multa de 200 kwanzas por dia e a taxa de justiça de 30 mil. Os condenados foram aconselhad­os a não voltar ao Templo da Igreja Bom Deus, na zona da Sapú, Kilamba Kiaxi, sem antes receberem a ordem do Tribunal Cível da 4ª Secção, sob pena de voltarem a ser detidos.

Num comunicado, o Comando Provincial da Polícia Nacional informa que a interdição do Templo foi decretada na sextafeira pelo Tribunal Provincial de Luanda, através de uma acção interposta pelo empreiteir­o da obra, em função de uma alegada dívida avaliada em dois mil milhões de kwanzas, resultante da sua construção, no Distrito Urbano da Sapú, município do Kilamba Kiaxi.

A Igreja Bom Deus é reconhecid­a pelo Estado angolano. O templo foi construído num espaço de 20 mil metros quadrados e tem capacidade para acolher 18 mil fiéis. A Polícia acusou Simão Lutumba de ter retirado o selo que interditav­a o templo, no sábado, e ter tentado forçar a inauguraçã­o no domingo. O líder religioso promoveu uma manifestaç­ão, nas imediações da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, na Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, instalando desordem púbica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola