Jornal de Angola

Novo líder da Renamo exonera secretário-geral

-

O novo líder da Renamo, Ossufo Momade, exonerou Manuel Bissopo do cargo de secretário-geral do partido sem apresentar explicaçõe­s nem indicar o nome do seu sucessor.

Bissopo ocupava o lugar de secretário-geral desde 2012 e foi candidato derrotado à presidênci­a da Renamo no 6.º Congresso do partido, realizado em Janeiro, e que reconduziu Ossufo Momade - líder interino anunciado dois dias depois da morte do histórico presidente Afonso Dhlakama, a 3 de Maio de 2018, tendo marcado para hoje uma reunião de quadros para debater a situação interna do partido.

Num outro despacho, Ossufo Momade exonerou o chefe do estado-maior e outros três oficiais do braço armado do partido, que foram transferid­os da base da Gorongosa para outras mais antigas nas províncias de Manica e Tete. Desde que foi eleito presidente da Renamo, Ossufo Momade já afastou cinco delegados provinciai­s em Tete, Manica e Sofala (centro), Gaza (Sul) e Cabo Delegado (Norte).

Foram também exonerados os delegados distritais da Ilha de Moçambique (Nampula) e da cidade da Beira (Sofala).

Na cidade da Beira, diversos militantes boicotaram uma conferênci­a provincial, na última semana, convocada para dar posse aos novos órgãos indicados pelo presidente do partido, tendo eleito órgãos paralelos.

Acidente em Maxixe

Pelo menos nove pessoas morreram afogadas, domingo à noite, quando um barco de transporte de passageiro­s se virou no cais de Maxixe, sul de Moçambique, anunciaram as autoridade­s. A embarcação, com capacidade para 73 pessoas, estava cheia e prestes a partir quando o motor se incendiou, provocando o pânico, relataram passageiro­s à Rádio Moçambique.

A embarcação fazia a ligação entre Maxixe e Inhambane, um percurso de cerca de três quilómetro­s.

 ?? DR ?? Ossufo Momade faz mexidas na estrutura dirigente
DR Ossufo Momade faz mexidas na estrutura dirigente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola