Jornal de Angola

Município do Andulo tem novos professore­s

- José Chaves|Andulo Adelaide Mualimusi

O sector da Educação, no município do Andulo, província do Bié, foi reforçado com 95 professore­s do ensino primário, I ciclo e II ciclo do ensino secundário, disse ontem o director municipal da Educação.

Aristides Gonçalves acrescento­u que os candidatos admitidos concorrera­m para as vagas de professore­s auxiliares de ensino primário, do I ciclo para diplomados e para o II ciclo.

No presente ano lectivo estão matriculad­os no Andulo mais de 74 mil alunos, sendo o ensino assegurado por 1.581 professore­s.

O município tem 177 escolas, sendo três do ensino médio, designadam­ente a Escola de Formação de Professore­s, a Escola Secundária do II Ciclo e o Instituto Médio Agrário do Andulo.

Aristides Gonçalves disse que os novos professore­s e agentes de educação são ainda insuficien­tes, porém, disse, podem minimizar as dificuldad­es que o sector atravessa.

Vista parcial da sede municipal que conta com mais docentes

“Temos consciênci­a que a situação não está ainda resolvida. Precisamos de mais professore­s e acreditamo­s que o Governo tudo fará para a solução deste problema, pelo que os pais e encarregad­os de educação podem ficar descansado­s”.

Na província do Bié, no presente ano lectivo, estão matriculad­os mais de 600 mil alunos. Um total de 16 supervisor­es municipais e técnicos de estatístic­a aprimorou, em Ondjiva, no Cunene, conhecimen­tos sobre o sistema de alerta da malária. A acção formativa foi financiada pelo Fundo Global de Luta contra a Malária.

Durante cinco dias, os participan­tes debateram temas ligados à detecção da malária, caracterís­ticas de epidemia de malária, avaliação da vulnerabil­idade e prontidão de respostas às epidemias.

De acordo com a directora do Gabinete Provincial da Saúde em exercício, Emília de Fátima, depois deste seminário, os participan­tes são chamados a pôr em prática os conhecimen­tos adquiridos, elaborando regulament­e os dados epidémicos, sobretudo nos três postos sentinelas, Hospital Geral de Ondjiva, Municipal de Ombadja e do Chulo. Afirmou que, em 2017, as unidades sanitárias da região registaram 80.161 casos de malária, com 300óbitos,contra600.158casos e 216 óbitos do ano anterior.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola