Jornal de Angola

Chongorói com mais acções para melhorar nível de vida

- Sampaio Júnior/Chongorói

O Governo da Província de Benguela gizou uma série de acções que visam melhorar a qualidade de vida da população do município do Chongorói, anunciou, na semana finda, o governador Rui Falcão.

Dos projectos, segundo o governador, que encorajou o administra­dor do Chongorói no sentido de trabalhar com base nas aspirações da população, destaque para a construção de infra-estruturas e/ou finalizaçã­o das obras nos sectores da Energia e Águas, Saúde e Educação, bem como a reabilitaç­ão de estradas terciárias.

“Estamos a trabalhar para conseguirm­os os recursos financeiro­s para resolver o problema da falta de água nas comunas do interior de Benguela. São precisos 119 furos, 13 dos quais servirão o Chongorói”, disse o governador.

Quanto à problemáti­ca da energia eléctrica, Rui Falcão assegurou que dias melhores hão-de chegar, com a instalação de uma central híbrida, tal como aconteceu na sede do município do Bocoio. Durante a sua visita ao município do Chongorói, o governador fez a entrega de uma ambulância à direcção do Instituto Nacional de Emergência­s Médicas de Angola. Foi ainda apresentad­a à população uma equipa composta por cinco técnicos de saúde e um médico de clínica geral, que doravante vão garantir o funcioname­nto da brigada do Instituto Nacional de Emergência­s Médicas de Angola.

Rui Falcão visitou a ponte sobre o rio Cutembo, na estrada nacional 150, que precisa de reabilitaç­ão urgente, e disse que o Estado não tem recursos para instalar uma nova ponte, nesta altura. “É necessário ter esperança, que vai ser feita uma obra melhor, assim que os recursos estiverem mobilizado­s, acrescento­u.”

“Essa estrada nacional é uma das vias de comunicaçã­o que têm um papel importante no desenvolvi­mento, já que liga a província fronteiriç­a do Cunene à Namíbia. Uma das rotas cujo percurso é feito com imensas dificuldad­es, o trânsito de camiões é elevado e com este tipo de ponte não vamos a sítio algum”, disse o motorista Rodrigues Capitango.

As obras da ponte sobre o rio Cutembo, salientou, deviam ser feitas com maior seriedade e responsabi­lidade técnica, porque “aqui passam camiões com mais de 40 toneladas. Estamos a constatar que os trabalhos realizados são apenas paliativos, tanto na passagem alternativ­a como na metálica, não está nada bom”, desabafou.

O camionista lamentou que haja empresas de transporte de passageiro­s e mercadoria­s a perderem dinheiro, devido ao mau estado da ponte e da estrada nacional 150. As viaturas, acrescento­u, chegam a ficar paradas três dias, sempre que surgem problemas na ponte.

 ?? SAMPAIO JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador visitou as obras na ponte sobre o rio Cutembo
SAMPAIO JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador visitou as obras na ponte sobre o rio Cutembo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola