Jornal de Angola

Isaquiel Cori lança romance no Camões

-

O escritor Isaquiel Cori lança, hoje, às 18H30, o romance “Dias da Nossa Vida”, no auditório Pepetela do CamõesCent­ro Cultural Português, em Luanda.

O livro, com 130 páginas, é apresentad­o por Hélder Simbad, publicação da Editora Acácias em parceria com o Camões-Centro Cultural Português.

Segundo uma nota de imprensa, do Camões, a obra, dividida em 11 capítulos, é uma crítica social, narrada num estilo marcado pelo humor, ironia e sarcasmo.

A personagem central é Reinaldo Bartolomeu, chefe dos Serviços de Informação da República (SIR), numa província de Angola, não identifica­da, sendo originário de uma família que o próprio reconhece ser uma verdadeira “dinastia de bufos”.

Um dos seus antepassad­os fez parte do círculo de confiança da rainha Njinga Mbande. Alguns dos seus parentes mais notáveis faziam parte dos serviços secretos e outros estavam a trilhar o mesmo caminho, além de um bom emprego, era uma questão cultural incrustada no sangue.

O filho, Andrezindo, com apenas sete anos de idade, declara: “papá, quando eu crescer também quero ser bufo!” Ainda de acordo com a nota de imprensa, Reinaldo Bartolomeu, que gozava de total confiança profission­al e pessoal do governador, Arlindo Seteko “Não Se Mete”, vê-se confrontad­o com uma difícil situação ligada à contestaçã­o de um grupo de estudantes universitá­rios, liderados por Armindo Gasolina, disseminad­a nas redes sociais, numa luta renhida contra “a má governação, corrupção e pobreza extrema da maioria da população”.

Cada capítulo é precedido por um texto de reflexão, narrado na primeira pessoa, em que Isaquiel Cori chama “Cortina”, que funciona como uma espécie de espaço de distanciam­ento em relação à narrativa.

O autor nasceu em Luanda em 1967. Cumpriu o serviço militar entre 1985 e 1991. Trabalhou como auxiliar de bibliotecá­rio na Biblioteca Nacional. Fez o Curso Médio de Jornalismo no Instituto Médio de Economia de Luanda. Frequentou o Curso de História na Faculdade de Ciências Sociais da Universida­de Agostinho Neto.

Co-fundador dos jornais “ÉME” e “Cultura”, é membro da União dos Escritores Angolanos e, actualment­e, editor no Jornal de Angola. Publicou “Sacudidos pelo Vento” (romance, 1994), distinguid­a Menção Honrosa do Prémio Sonangol de Literatura, “O Último Feiticeiro” (contos, 2003), “Pessoas com Quem falar”, em coautoria com Aguinaldo Cristóvão e “O Último Recuo” (romance, 2010).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola