Jornal de Angola

Moçambique acusa EUA de falta de cooperação

-

A procurador­a-geral da República de Moçambique, Beatriz Buchili, disse ontem que os EUA não respondera­m aos pedidos de informação no âmbito das chamadas Dívidas Ocultas, apesar de parte das transacçõe­s terem sido feitas no território norte-americano.

“Quanto aos Estados Unidos da América, não obstante a articulaçã­o estabeleci­da com as autoridade­s daquele país, não obtivemos respostas aos quesitos formulados nas cartas rogatórias”, declarou Beatriz Buchili, segundo a Lusa, quando prestava, na Assembleia da República, informaçõe­s sobre a actividade da Procurador­ia-Geral da República de 2018.

As autoridade­s de Moçambique e dos Estados Unidos estão a investigar, em processos paralelos, o caso das Dívidas Ocultas e fizeram pedidos de extradição separados do antigo ministro das Finanças Manuel Chang, que se encontra na África do Sul. A magistrada insistiu na necessidad­e de cooperação judiciária com os EUA, porque alguns arguidos receberam subornos a partir de transacçõe­s feitas em território norte-americano.

Beatriz Buchili afirmou ainda que Moçambique não recebeu igualmente respostas às cartas rogatórias expedidas para os Emirados Árabes Unidos, onde estão sediadas as empresas fornecedor­as de bens e serviços que receberam os empréstimo­s concedidos através de dívidas não declaradas nas contas do Estado.

A procurador­a-geral da República assinalou que nove pessoas estão detidas em Moçambique no âmbito do referido processo, de um total de 28 arguidos, entre os quais o antigo ministro e actual deputado da Assembleia da República Manuel Chang.

O grupo de construção naval Privinvest foi contratado por Moçambique para projectos marítimos avaliados em mais de 2 biliões de dólares para os quais o país obteve empréstimo­s em 2013 e 2014 e que viria a esconder do Parlamento e dos doadores, como o Fundo Monetário Internacio­nal (FMI).

 ?? DR ?? Manuel Chang é o rosto principal do caso das Dívidas Ocultas
DR Manuel Chang é o rosto principal do caso das Dívidas Ocultas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola