Jornal de Angola

Teerão promete resposta às novas sanções dos EUA

-

O reforço das sanções norteameri­canas contra o petróleo iraniano não ficará “sem resposta”, advertiu ontem o guia supremo do Irão, o “Ayatollah” Ali Khamenei.

Os Estados Unidos “devem saber que a sua medida hostil não ficará sem resposta. A nação iraniana não fica de braços cruzados face à animosidad­e”, indicou através da rede social Twitter o “Ayatollah' Khamenei, sem precisar qual poderia ser a resposta iraniana.

“Os esforços dos Estados Unidos para um boicote das vendas de petróleo do Irão não os levarão a nenhum lado. Exportarem­os o nosso petróleo tanto quanto precisarmo­s e tanto quanto quisermos”, adiantou.

A política de “pressão máxima” dos Estados Unidos contra o Irão ultrapasso­u um novo limite na segunda-feira quando Washington anunciou a eliminação, a partir de 2 de Maio, das excepções que permitiam ainda a oito países importar petróleo iraniano sem sofrerem as sanções norte-americanas impostas a Teerão.

“Os inimigos tomaram em vão medidas repetidas contra a nossa grande nação. (...) Nas questões económicas, dizem que querem pôr a nação iraniana de joelhos, mas devem saber que os iranianos não vão ceder”, disse Khamenei na mesma mensagem.

O ministro do Petróleo iraniano, Bijan Zanganeh, considerou que os Estados Unidos “cometeram um grave erro ao politizar o petróleo e usálo como arma no frágil estado do mercado”, numa alusão à subida do preço do combustíve­l após o anúncio da Casa Branca.

“Esta medida afectará muitos devido à (falta de) oferta”, disse, adiantando ter dúvidas de que aliados dos Estados Unidos como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos possam compensar o petróleo iraniano, como sugeriu Washington.

 ?? DR ?? Ayatollah Ali Khamenei envia mensagem de repúdio aos EUA
DR Ayatollah Ali Khamenei envia mensagem de repúdio aos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola