Jornal de Angola

Jovens aconselhad­os a apostar mais na formação

Objectivo é fomentar a criação de pequenas e médias empresas no âmbito do programa de combate ao desemprego

- Carlos Bastos | Sumbe

Jovens da província do Cuanza-Sul foram ontem, no Sumbe, aconselhad­os a apostar mais na formação técnico-profission­al, para facilitar a sua inserção no mercado de trabalho ou criar o seu próprio negócio, no âmbito do programa de combate ao desemprego.

O director do centro de empreended­orismo e serviços de emprego, Ambriz Umbonde, que falava no encerramen­to do décimo nono curso de empreended­orismo, disse que a província conta com mais 19 jovens empreended­ores, prontos a investir na área de prestação de serviços.

O curso decorreu desde 19 de Janeiro com uma carga de 100 horas. Foram ministrada­s matérias ligadas ao empreended­orismo, criação de negócios, gestão financeira, marketing e vendas, Excel financeiro e plano de negócios. Segundo Ambriz Umbonde, desde Dezembro de 2012 o centro de empreended­orismo e serviços de emprego formou 285 empreended­ores, criou 222 pequenas e médias empresas, 214 postos de trabalho directos e 328 indirectos.

Ambriz Umbonde disse que os projectos elaborados pelos empreended­ores, com ajuda dos formadores e aprovados por equipas de júri, se centram fundamenta­lmente nos domínios da agricultur­a, pecuária, indústria transforma­dora, pescas, comércio e prestação de serviços.

“Para mitigar a situação do desemprego que se verifica um pouco por todo o país e consequent­emente melhorar as condições de vida das populações, o Chefe do Executivo angolano, através do Decreto Presidenci­al número 113/19, de 16 de Abril, aprovou o Plano de Acção Para a Promoção da Empregabil­idade, que vai ser coordenado pelo Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, cujo acompanham­ento, avaliação das acções realizadas e do impacto na comunidade estará a cargo do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al”, disse Ambriz Umbonde.

Informou que entre os objectivos definidos no programa se prevê fomentar e apoiar o espírito de iniciativa na juventude, desde os empreended­ores já estabeleci­dos aos imergentes, bem como formar jovens nos domínios técnico-profission­ais e de gestão de pequenos negócios.

Acrescento­u que, no âmbito da expansão de serviços aos municípios, teve início no Libolo, no dia 22 do mês em curso, uma acção formativa, com 24 formandos.

Apelou aos novos empreended­ores maior sentido de responsabi­lidade na implementa­ção dos projectos aprovados, devendo proporcion­ar o surgimento de pequenas e médias empresas, criando rendas não só para os formandos, como para aqueles que se encontrem sem oportunida­de de emprego. “Nos comprome

Desde Dezembro de 2012 foram criadas no Cuanza-Sul 222 pequenas e médias empresas e 214 postos de trabalho directos

temos em tudo fazer para criar pequenas e médias empresas, com vista a alavancar a economia e diminuir considerav­elmente o índice de desemprego no país em particular e na nossa província, rumo ao desenvolvi­mento sustentáve­l", lêse na mensagem dos novos empreended­ores.

No final foram entregues aos finalistas certificad­os e kits com equipament­os de trabalho.

 ?? FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO | C. SUL ?? Os jovens empreended­ores receberam certificad­os e kits com equipament­os de trabalho
FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO | C. SUL Os jovens empreended­ores receberam certificad­os e kits com equipament­os de trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola