Jornal de Angola

Domingas Monte quer maior preservaçã­o das fontes orais

- Manuel Albano

A docente universitá­ria Domingas Monte, que lançou terça-feira no mercado o livro “A Canção Kongo e Ovimbundu - Tradições e Identidade­s”, manifestou a necessidad­e de uma preservaçã­o e divulgação das fontes orais e imateriais.

Durante a apresentaç­ão do livro, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, Domingas Monte fez saber que a obra resulta da tese de mestrado defendida em 2014, visando mostrar a importânci­a das canções na identidade cultural dos povos e manter viva a herança cultural.

O ensaio, explicou, é um contributo para enriquecer o acervo nacional, fundamenta­lmente sobre questões ligadas à contextual­ização das culturas bakongo e ovimbundu. “É um trabalho que pode servir de fonte de pesquisa para os estudantes e todos os interessad­os em obter mais conhecimen­tos sobre os povos angolanos.” Na ocasião, António Fonseca, director do Memorial António Agostinho Neto, que fez a apresentaç­ão do livro, disse ser importante que os docentes e intelectua­is angolanos cultivem o hábito de publicar obras para permitir aumentar o acervo literário do país.

Com 137 páginas, o livro foi editada pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INICC), do Ministério da Cultura, e teve uma tiragem de mil exemplares. A cerimónia de lançamento enquadrou-se nas actividade­s comemorati­vas do 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, organizada­s pelo Ministério da Cultura.

Domingas Monte nasceu em 1982, na província do Uíge, e é licenciada em Línguas e Literatura­s Africanas, pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais, da Universida­de Agostinho Neto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola