Jornal de Angola

Multicaixa Express é introduzid­o em Julho

- Ana Paulo

Um novo sistema de pagamentos via Internet estará operaciona­l entre Julho e início de Agosto de 2019, anunciou ontem, em Luanda, o presidente do Conselho Executivo (PCE) da Empresa Interbancá­ria de Serviços (EMIS), a sociedade gestora da rede Multicaixa, José Gualberto de Matos.

O novo aplicativo, denominado Multicaixa Express, tem como objectivo oferecer uma nova solução para efectuar pagamentos de serviços públicos, consultas, levantamen­tos e transferên­cias através do telefone, permitindo ter o Multicaixa sempre disponível.

Em declaraçõe­s à imprensa no acto de lançamento da nova aplicação, José Gualberto de Matos disse que o objectivo estratégic­o da EMIS é reduzir a utilização do cartão físico nas transacçõe­s comerciais.

No futuro, os próprios bancos poderão deixar de emitir o Multicaixa porque será criado um cartão virtual associado a uma conta de telefone, que permitirá realizar todas as operações bancárias.

Numa primeira fase da implementa­ção do Multicaixa Express, a prioridade serão os pagamentos “online”, que poderão dinamizar o comércio electrónic­o com os pagamentos de luz, água, televisão, Internet, bilhetes de passagem, carregamen­tos de telefone, transferên­cias bancárias e levantamen­tos de dinheiro sem cartão físico.

Outra vantagem serão os pagamentos feitos nas lojas com recurso ao telemóvel, processo que já está a ser implementa­do pela EMIS. “A partir do momento em que estas operações forem realizadas todas através do telefone, os cartões físicos vão perder importânci­a”, acredita José Gualberto de Matos.

Segundo o PCE da EMIS, o novo projecto contribui para a massificaç­ão dos pagamentos electrónic­os e também para impulsiona­r o acesso dos cidadãos aos serviços bancários.

Em relação aos números, a EMIS atingiu mais de 4,5 milhões de cartões emitidos e quatro milhões de operações realizadas. Mensalment­e, são movimentad­os cerca de 559 mil milhões de kwanzas na rede Multicaixa.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola