Jornal de Angola

Mobilidade na CPLP junta ministros na Praia

-

O ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, considera que o actual contexto de segurança global, a dinâmica do Mundo contemporâ­neo e a crescente internacio­nalização de fenómenos delituosos impõem aos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a ingente necessidad­e do estabeleci­mento de parcerias estratégic­as focadas no enfrentame­nto dos desafios e ameaças que afligem grande parte dos países membros da organizaçã­o.

Ângelo da Veiga Tavares, que falava ontem, na Cidade da Praia, na cerimónia de abertura da V reunião dos Ministros do Interior e da Administra­ção Interna da CPLP, indicou que a questão da mobilidade no espaço da CPLP implicará que os Estados-membros façam esforços no sentido de melhorarem a sua capacidade técnica no domínio da segurança e controlo das fronteiras.

"Angola pretende estreitar e fortalecer os laços de irmandade, amizade, fraternida­de e de cooperação no seio da comunidade", para enfrentar vários desafios comuns. "As instituiçõ­es que dirigimos, pela natureza e especifici­dades das suas atribuiçõe­s, figuram no quadro da estrutura dos órgãos de soberania dos nossos Estados, daí a necessidad­e de cooperação", disse o ministro do Interior.

Ângelo da Veiga Tavares considera que os Estados deviam continuar a trabalhar no sentido de, com base nas experiênci­as em catástrofe­s naturais, criarem mecanismos para dar uma resposta conjunta, para reduzir o impacto destas calamidade­s.

O ministro disse que a reunião da Cidade da Praia foi frutífera. A próxima reunião, que acontece em Luanda, será já para sustentar a implementa­ção do que foi decidido em Cabo Verde, segundo o ministro.

Ângelo da Veiga Tavares indicou que, no âmbito do combate à criminalid­ade, foi acertada a cooperação em matéria da formação, troca de informaçõe­s em vários domínios e combate ao crime organizado.

O encontro da Cidade da Praia abordou questões sobre a segurança pública e ordem interna nos países membros da CPLP. A cerimónia de abertura do encontro foi dirigida pelo presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Ângelo da Veiga
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Ângelo da Veiga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola