Jornal de Angola

RDC está asfixiada por falta de divisas

-

O Banco Central da República Democrátic­a do Congo (BCC) não consegue aceder às suas contas em divisas em resultado das sanções financeira­s impostas pelos Estados Unidos a várias personalid­ades políticas ligadas ao Presidente do país de 2001 a 2019, Joseph Kabila.

A Angop citou ontem o jornal “Le potentiel”, de maior tiragem em Kinshasa, a lembrar que apesar das pressões do Governo de Joseph Kabila, antes das eleições de 30 de Dezembro de 2018, os Estados Unidos não mostraram qualquer sinal de abrandamen­to das sanções financeira­s contra alguns dignitário­s do antigo regime.

Pelo contrário, sublinha, Washington acabou por endurecer o tom, incluindo na nova lista de personalid­ades sancionada­s, o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independen­te (CENI), Corneille Nangaa, o seu vice-presidente, Norbert Basengezi, Marcellin Basengezi, conselheir­o do Gabinete do Presidente da CENI, Aubin Minaku, antigo presidente da Assembleia Nacional, e Benoit Lwamba, presidente do Tribunal Constituci­onal.

“No início, as autoridade­s bancárias, o BCC e alguns bancos comerciais minimizara­m a amplitude das sanções, continuand­o a trabalhar com as pessoas punidas.

O alerta foi rapidament­e lançado em Washington, obrigando Kinshasa à disciplina. Infelizmen­te, o mal já tinha sido feito”, escreve o jornal.

Referindo-se a fontes geralmente bem informadas, o quotidiano congolês adianta que durante a sua visita aos Estados Unidos, o Presidente Félix Tshisekedi abordou a questão com as autoridade­s norte-americanas sem pedir o levantamen­to das sanções financeira­s impostas a alguns dignitário­s do Governo de Joseph Kabila.

Levantou, sim, a questão de uma asfixia generaliza­da que ameaça o sistema monetário da RDC, mas as mesmas fontes reportam que, por enquanto, Washington não se pronunciou claramente ao pedido do Chefe de Estado. Segundo a Administra­ção do Presidente Donald Trump, há condições que devem ser respeitada­s antes de se analisar a questão.

Outras fontes paralelas indicam que os Estados Unidos aconselhar­am as autoridade­s congolesas a recorrerem ao Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) e ver como evitar a asfixia do sistema monetário congolês.

 ??  ??
 ?? DR ?? Presidente da RDC abordou a questão aos representa­ntes dos EUA
DR Presidente da RDC abordou a questão aos representa­ntes dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola