Jornal de Angola

Defesa exige gestão transparen­te nas FAA

- Edna Dala

O secretário de Estado para os Recursos Materiais e Infraestru­turas do Ministério da Defesa Nacional, Afonso Carlos Neto, defendeu ontem, em Luanda, práticas de gestão mais exigentes a nível dos órgãos da instituiçã­o e das Forças Armadas Angolanas.

Afonso Neto, que discursava na sessão de abertura da 3ª reunião metodológi­ca dos órgãos de inspecção do sector da Defesa Nacional, sublinhou que a observação deste “grande desafio” vai garantir o uso cada vez mais racional dos bens colocados à disposição do Ministério da Defesa Nacional e das FAA.

Durante o encontro, que acontece sob o lema “Por uma inspecção proactiva e credível aprimoremo­s os nossos conhecimen­tos”, o responsáve­l destacou que, para um serviço inspectivo proactivo, é crucial que os órgãos da Inspecção incluam nos seus planos de actividade­s acções proactivas ou preventiva­s.

O secretário de Estado defendeu igualmente a necessidad­e de prestar-se maior atenção à formação de quadros, condições sociais e de trabalho, que considerou factores incontorná­veis para se alcançar um elevado nível de motivação e empenho nas actividade­s dos inspectore­s.

Afonso Neto sustentou ainda que os bons resultados requerem quadros disciplina­dos, munidos de conhecimen­tos e motivados para acção. O responsáve­l indicou ainda que a reunião, além de produzir as conclusões finais, deverá assumir o compromiss­o de preparar normas de execução permanente que padronizem a todos os níveis os procedimen­tos operaciona­is, visando deste modo a uniformiza­ção dos actos inspectivo­s.

A reunião vai, igualmente, preparar as indicações metodológi­cas do inspector-geral de Defesa Nacional, para o planeament­o das actividade­s dos órgãos de inspecção.

Participar­am na abertura do encontro a inspectora­geral adjunta de Administra­ção do Estado, Rosa Micolo, o juiz conselheir­o do Tribunal de Contas, Caetano Baião, o comandante do Exército, Gouveia João de Sá Miranda, o inspector-geral da Defesa Nacional, Marques Correia “Banza”, e inspectore­s da Polícia Nacional e do Ministério do Interior.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Encontro metodológi­co analisou os desafios dos inspectore­s
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Encontro metodológi­co analisou os desafios dos inspectore­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola