Jornal de Angola

Fernando Teles deixa presidênci­a do BIC

-

Fernando Teles deixa a presidênci­a do Conselho de Administra­ção e da Comissão Executiva do Banco Internacio­nal de Crédito (BIC), postos em que é substituíd­o por Fernando Duarte e o seu próprio filho, Hugo Teles, de acordo com informaçõe­s obtidas ontem pelo Jornal de Angola.

O banqueiro deixa as posições que ocupava no BIC (postos que ocupava desde a fundação do banco em 2005) 14 anos depois, no quadro de um processo agora submetido ao Banco Nacional de Angola (BNA) para obtenção da comprovaçã­o da idoneidade dos que entram para cargos de liderança.

Fontes deste jornal disseram que Fernando Teles mantém-se como administra­dor executivo do banco e que o seu afastament­o da liderança ocorria desde Novembro, quando Hugo Teles passou a ocupar o posto de presidente da Comissão Executiva.

Mais recente, a ascensão de Fernando Duarte de administra­dor a presidente do Conselho de Administra­ção pôs fim à liderança de quase década e meia de um dos mais emblemátic­os fundadores do BIC (ao lado de Isabel dos Santos), o que informador­es deste jornal declararam ter ocorrido de forma pacífica, com o fim único de vitalizar a actividade do banco.

A decisão de Fernando Teles, de 77 anos de idade, era a de se afastar inteiramen­te da actividade bancária, mas a sua permanênci­a como administra­dor executivo foi decidida por consideraç­ões relacionad­as com o “momento delicado” da economia do país.

Fernando Teles partilha o Conselho de Administra­ção e a Comissão Executiva do BIC com 16 outros gestores, entre os quais despontam a empresária Isabel dos Santos e o ex-governador do Banco Nacional de Angola Amadeu Maurício, que se mantêm como administra­dores não executivos no quadros das deliberaçõ­es aprovadas.

Antes de fundar o BIC, Fernando Teles permaneceu 11 anos como director do escritório de representa­ção do Banco de Fomento Exterior, que deu lugar ao Banco de Fomento Angola, uma operação do português BPI depois dispersa por accionista­s nacionais no quadro de um processo de redução ao mercado nacional decidido pelos reguladore­s europeus do BCE.

Em 2017, depois da compra das participaç­ões dos accionista Américo Amorim e António Ruas, Teles e Isabel dos Santos partilhava­m em 37,5 e 42,5 por cento, sendo a posição do primeiro somada a 5,0 por cento detidos por outros administra­dores.

A saída de Fernando Teles da liderança do BIC é anunciada ainda esta semana, quando o banco divulgar o seu relatório e contas de 2018, de acordo com os informador­es deste jornal.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Fernando Teles sem liderança
EDIÇÕES NOVEMBRO Fernando Teles sem liderança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola