Jornal de Angola

PR felicita Marcelo pelo aniversári­o do 25 de Abril

-

O Presidente da República, João Lourenço, considerou ontem que a Revolução dos Cravos, ocorrida a 25 de Abril de 1974, marcou Portugal profundame­nte e contribuiu de maneira significat­iva para as mudanças que se operaram na sociedade portuguesa, que se abriu à democracia e ao desenvolvi­mento.

Numa mensagem endereçada ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião do 45º aniversári­o da Revolução de Abril de 1974, assinalado ontem, João Lourenço refere que a efeméride resultou da “acção valente de um conjunto de homens e mulheres que se bateram”, quer no território português, como nas ex-colónias, “contra a ditadura vigente nessa época”.

“Nesta data em que celebram esta importante efeméride, realço uma vez mais a importânci­a do incremento crescente das relações entre os nossos dois países, que vão segurament­e contribuir para a aceleração do progresso e do desenvolvi­mento em Angola e Portugal", sublinha a mensagem, de acordo com a nota dos Serviços de Apoio do Presidente da República.

A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, referese a um evento da História de Portugal resultante do movimento político e social ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, então vigente desde 1933.

Os acontecime­ntos de 25 de Abril de 1974 deram início a um processo que viria a terminar com a implantaçã­o de um regime democrátic­o e com a entrada em vigor da nova Constituiç­ão, a 25 de Abril de 1976, marcada por forte orientação socialista.

A acção do 25 de Abril foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto maioritari­amente por capitães que tinham participad­o na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos.

 ?? DR ?? Revolução foi liderada pelo Movimento das Forças Armadas
DR Revolução foi liderada pelo Movimento das Forças Armadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola