Jornal de Angola

Magistrado lança livro sobre Ministério Público

-

O procurador-geral adjunto da República, Pascoal António Joaquim, lança hoje o livro “O Ministério Público, um Percurso Histórico”.

De acordo com uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, o lançamento inserese no âmbito dos 40 anos da criação da Procurador­ia Geral da República (PGR), que se assinala amanhã.

No livro, com 16 capítulos e 750 páginas, faz-se um estudo abrangente sobre a figura do Ministério Público no mundo, na fase pré e pósindepen­dência em Angola, e na primeira, segunda e terceira Repúblicas. O livro, que conta com o prefácio do ex-provedor de Justiça, Paulo Tjipilica, foi editado pela Mayamba Editora e vai ser comerciali­zado a dez mil kwanzas.

De 63 anos, Pascoal António Joaquim, é licenciado em Direito e pós-graduado em Ciências Jurídico-Criminais e em Agregação Pedagógica, pela Universida­de Agostinho Neto. O autor é procurador­geral adjunto da República, além de membro do Conselho Superior da Magistratu­ra do Ministério Público e docente universitá­rio.

Magistrado do Ministério Público desde 1977, obteve a sua primeira nomeação como delegado do procurador da República, por substituiç­ão, em 1978, tendo sido nomeado procurador provincial da República em 1980, após a institucio­nalização da Procurador­ia-Geral da República, em 1979. Membro, desde 2011, do Comité Regional dos Grandes Lagos sobre a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, Crimes de Guerra, Crimes contra a Humanidade e de todas as formas de discrimina­ção é também membro do Sindicato Nacional dos Magistrado­s do Ministério Público.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola