Jornal de Angola

Vendedoras aprendem a poupar rendimento­s

-

Vendedoras do Mercado das Frutas da cidade de Benguela receberam ontem ensinament­os práticos do Programa de Inclusão Financeira que o Banco Nacional de Angola (BNA) leva a cabo no país, constatou o Jornal de Angola.

Durante uma acção prática do programa, técnicos do BNA e bancos comerciais sediados em Benguela transmitir­am às vendedoras e a populares presentes no mercado, noções sobre os benefícios de se colocar nas instituiçõ­es bancárias as poupanças dos negócios e outros valores monetários que habitualme­nte mantêm em casa.

De acordo com declaraçõe­s prestadas na ocasião pelo delegado regional oeste do BNA, Gonçalo Rita, o Programa de Inclusão Financeira é constituíd­o por actos de sensibiliz­ação da população, particular­mente a de rendimento­s baixos. “Vários actos destes vão decorrer no âmbito do programa da Delegação Regional de Benguela, que abrange esta e a província do Cuanza-Sul”, afirmou, anunciando actos do género em todos os municípios das duas províncias. “Se todo o pequeno acto abranger um número relativo de cidadãos, haverá, de certeza, algum mecanismo de inclusão financeira”, considerou o delegado regional oeste do BNA.

A inclusão financeira, definiu, é uma forma de integrar a população na gestão das poupanças com base em conceitos de domiciliaç­ão nos bancos comerciais, onde podem igualmente beneficiar de serviços de crédito e da possibilid­ade de se efectuar pagamentos sem o levantamen­to dos provimento­s.

Para o analista de microcrédi­to do Banco Sol, João Ngula, o programa de inclusão financeira resulta da ideia de que o dinheiro cuidado por nós mesmos não é seguro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola