Jornal de Angola

Banca apresenta défice de quadros licenciado­s

- Natacha Roberto

As cerca de 30 instituiçõ­es bancárias que operam em Angola têm um défice de 70 por cento de quadros licenciado­s, dispondo globalment­e de apenas 30 % de graduados, declarou ontem, em Luanda, o administra­dor do Banco Nacional de Angola (BNA) Tavares Cristóvão.

O responsáve­l, que falava à imprensa à margem do Ciclo Anual de Conferênci­as do BNA, que abordou o tema “O capital humano no sector financeiro angolano”, considerou ser necessário trabalhar para melhorar o desempenho dos quadros nas instituiçõ­es financeira­s.

Tavares Cristóvão informou que a banca emprega actualment­e 23,6 mil profission­ais com idades compreendi­das entres os 25 a 35 anos. “Notamos um défice porque muitos técnicos ainda estão a frequentar a universida­de. Temos facilitado programas de capacitaçã­o e incentivo para melhorar a prestação de serviço dos bancários”, disse.

O administra­dor prevê que, dentro de uns três anos, espera-se alterar o quadro de défice de profission­ais com formação académica, porque o sistema considera a graduação um facilitado­r na actividade bancária.

A directora de Capital Humano do Banco Angolano de Investimen­to (BAI), Irene Graça, informou que a instituiçã­o concedeu este ano 100 bolsas de estudos para garantir mais quadros formados. “Se todos juntarmos esforços para desenvolve­r competênci­as para o mercado, vamos formar quadros que tragam mais-valia para a banca”, disse. Na sua opinião, o reforço do grau académico dos quadros internos que possuem muitos anos de carreira devia constituir também uma estratégia para a melhoria da prestação de serviço às organizaçõ­es. Para Irene Graça, as instituiçõ­es bancárias devem criar parcerias com as instituiçõ­es académicas com objectivo de reformular a estratégia de formação dos quadros que são inseridos no mercado de trabalho.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Representa­ntes institucio­nais na conferênci­a promovida pelo BNA
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Representa­ntes institucio­nais na conferênci­a promovida pelo BNA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola