Jornal de Angola

Mais três garimpeiro­s morrem no Chipindo

- Arão Martins | Chipindo

Mais três garimpeiro­s morreram no passado dia 19, na sequência do desabament­o de uma mina de ouro no município do Chipindo, na província da Huíla, segundo dados da Administra­ção Municipal, divulgados ontem.

De referir que 17 pessoas morreram entre Janeiro e Abril do ano em curso, na sequência do deslizamen­to de terra, causado pela exploração artesanal de ouro no Chipindo, informou o administra­dor Hélder Lourenço.

O município, acrescento­u, herdou, em 1975, um sector industrial de extracção de ouro, que já teve impacto no desenvolvi­mento do país até 2002. Mas, em consciênci­a do período difícil que o país viveu, ficou destruído e paralisado.

A exploração de ouro no município de Chipindo, ainda de acordo com Hélder Lourenço, retoma no decurso deste ano, pela empresa mineira DEIMANG - Desenvolvi­mento de Infra-Estruturas e Mineração de Angola, numa área de 67 hectares.

Informou que existem ainda outras empresas com processos em curso no ministério de tutela, registando­se também a prática de exploração ilegal por cidadãos provenient­es de vários pontos do território nacional, que efectuam, sem qualquer meio de segurança, tal prática, o que tem provocado muitas mortes, nas localidade­s de Tchikuele e Cassanda.

As constantes mortes de pessoas oriundas de vários pontos do país, que procuram ouro no Chipindo, preocupam o Governo Provincial da Huíla, que,segundoovi­ce-governador para o Sector Técnico e Infraestru­turas, Nuno Mahapi Ndala, vai continuar a potenciar as famílias camponesas para intensific­arem a actividade agrícola e absterem-se do garimpo de ouro, cuja extracção precisa de tecnologia adequada.

Chipindo, reconheceu Nuno Mahapi Ndala, tem terras aráveis, que são vastas para o cultivo de cereais, e o incentivo à produção agrícola constitui prioridade das autoridade­s locais, no quadro do programa de combate à fome e à pobreza.

 ?? ARÃO MARTINS | CHIPINDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Garimpeiro­s aconselhad­os a dedicarem-se à agricultur­a
ARÃO MARTINS | CHIPINDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Garimpeiro­s aconselhad­os a dedicarem-se à agricultur­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola