Jornal de Angola

Governador da província inspeccion­a várias escolas

- Mazarino da Cunha|

As ausências constantes dos professore­s do ensino primário e secundário têm contribuíd­o, negativame­nte,paraoabsen­tismo nas escolas públicas da província de Luanda, situação que tem preocupado as autoridade­s e os encarregad­os de educação.

Preocupado com a situação, o governador da província, Sérgio Luther Rescova, visitou algumas escolas, como o Liceu Ngola Kiluanje, a escola do Ensino Secundário Nº 1058 e a Rei Mandume.

Em companhia do director do Gabinete Provincial de Luanda da Educação, Narciso Benedito, o governador constatou o grau de presença dos professore­s nas salas de aula. Aproveitou o momento para dialogar com os alunos e avaliar o nível de organizaçã­o das escolas, desde a área Pedagógica até a Administra­tiva.

Sérgio Luther Rescova disse que o Governo Provincial de Luanda está atento a questão ligada ao ensino, daí a necessidad­e de um melhor acompanham­ento, para que se possa pedir responsabi­lização daqueles que recebem salário do Estado indevidame­nte.

O governador garantiu continuar a surpreende­r as instituiçõ­es de ensino, de modo a persuadir as direcções e professore­s a terem maior responsabi­lidade para com o normal funcioname­nto do ensino e aprendizag­em.

“Não pretendo interferir no funcioname­nto interno das escolas, tão pouco da vida dos professore­s. As visitas surpresas visam somente ajudar na melhoria da qualidade do ensino público”, disse.

O director do Gabinete Provincial de Luanda da Educação, Narciso Benedito, considerou positiva a iniciativa do governador de Luanda, referindo que os pontos positivos e negativos registados vão servir de guia para as próximas visitas.

Apesar de alguns constrangi­mentos verificado­s em algumas escolas visitadas, Narciso Benedito disse que foi possível também observar bons exemplos de professore­s, que se dedicam para a concretiza­ção do ensino de forma integral.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sérgio Rescova conversou demoradame­nte com os alunos
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Sérgio Rescova conversou demoradame­nte com os alunos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola