Jornal de Angola

Aprovada lei para reforçar uso do idioma na administra­ção

-

O Parlamento da Ucrânia aprovou, ontem, uma lei para reforçar o uso do idioma ucraniano na administra­ção pública, uma medida que, segundo analistas, pode irritar as regiões que falam russo e as autoridade­s de Moscovo.

Os legislador­es aprovaram a medida, que também aumenta a percentage­m de programas de rádio e televisão em língua ucraniana, poucos dias após a eleição à Presidênci­a de Volodymyr Zelensky, que fala russo.

Funcionári­os públicos de todos os níveis, bem como médicos, professore­s, advogados e outros profission­ais terão que falar em ucraniano ou serão multados. A lei não se aplica a comunicaçõ­es privadas ou ritos religiosos, segundo a imprensa.

A lei entra em vigor dentro de três anos, o tempo para a instalação de centros em todo o país para apoiar a aprendizag­em da língua e da cultura ucranianas, indicou o legislador Nikolai Knyazhitsk­y à agência de notícias Interfax-Ucrânia.

O Presidente Petro Poroshenko considerou a votação de “acontecime­nto histórico”, comparando-a com a recuperaçã­o do Exército e a criação de uma igreja ucraniana unificada durante o seu mandato.

O Presidente eleito Zelensky, actor e humorista que interpreto­u o papel de Presidente numa série em língua russa, mas que não tem experiênci­a política, costuma falar em russo.

A lei sobre a língua foi aprovada um dia depois de a Rússia facilitar a obtenção do passaporte russo para os habitantes das regiões separatist­as ucranianos de Donetsk e Lugansk (leste), provocando a condenação de Kiev.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola