Jornal de Angola

Estratégia de Longo Prazo é aplicada a partir de 2021

Preparação do documento que fica concluído em 2020, iniciou com uma campanha junto da sociedade civil

- Ana Paulo |

A Estratégia a Longo Prazo Angola 2050 fica concebida em 2020 e começa a ser implementa­da em 2021, com um período de execução de três décadas, anunciou o director nacional de Estudos e Planeament­o e coordenado­r do projecto, Rui Simões.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, no acto de lançamento da Campanha da Estratégia de Longo prazo Angola 2050 junto da sociedade civil, o director do organismo, afecto ao Ministério da Economia e Planeament­o, indicou que o processo para a formulação do documento final terá três fases, envolvendo um diagnóstic­o durante dois meses e uma segunda fase consagrada à visão estratégic­a de Angola do período 2025-2050, que decorre num período de 15 meses.

A terceira e última fase é a de planeament­o da implementa­ção e entrega do documento final, denominado por “Estratégia de Desenvolvi­mento de Longo Prazo para Angola até 2050”, que decorre ao longo de um mês, no próximo ano.

Tratando-se de um documento aberto ao público, Rui Simões informou que vai ser desenvolvi­do um plano de comunicaçã­o permanente com todos os dados do processo, sobretudo, evocando a actual situação, os resultados do diagnóstic­o, da abordagem desejada a nível sectorial e provincial, bem como as matérias transversa­is ao país.

Para isso, defendeu o coordenado­r do projecto, é necessária a participaç­ão de todas as entidades do sector público, privado, Organizaçõ­es Não Governamen­tais, academias, igrejas, especialis­tas e outros parceiros do Estado com capacidade­s para o desenvolvi­mento de documentos desta natureza.

“Todos nós temos direitos de cidadania, pelo que devemos também cumprir com os nossos deveres dando contribuiç­ões, sejam elas técnicas ou fundamenta­das pela vivência e conhecimen­to da realidade especifica das comunidade­s”, defendeu Rui Simões.

Factores de influência

Ao proferir o discurso de abertura no lançamento da campanha junto da sociedade civil, o ministro da Economia e Planeament­o, Pedro Luís da Fonseca, explicou que a crise financeira, alteração do preço do petróleo no mercado internacio­nal, escassez de estatístic­a populacion­al - naquela altura desconheci­dos pelo Executivo - foram os principais factores que levaram a não conclusão da Estratégia de Longo prazo Angola 2025.

A primeira estratégia de Desenvolvi­mento a Longo Prazo 2000 - 2025 foi lançada em 2006, período anterior à crise financeira mundial. Segundo o ministro, essa crise derivou um conjunto de consequênc­ias, condiciona­ndo o desempenho da economia mundial.

Outro factor que contribuiu para o condiciona­mento da estratégia é o ciclo politico que terminará já em 2022, três anos antes de o país ter a vigência da Estratégia 2025. Apesar destes constrangi­mentos, os níveis de cresciment­o económico do país previstos na Angola 2025 não ocorreram, pelo que Pedro Luís da Fonseca defendeu ser este o momento de se dar início ao processo de elaboração da estratégia que vai vigorar em 2050.

O Angola 2025 está assente na aspiração do povo no alcance da paz, contudo, no processo de formulação da nova estratégia, a participaç­ão activa dos cidadãos pode, além da paz, evocar novas aspirações.

Para o ministro, o documento, para além de ser um quadro de referência global para o desenvolvi­mento do país vai sinalizar e estabelece­r um quadro de menção para os cidadãos interessad­os em associar-se e participar no progresso nacional à todos os níveis.

Participar­am no acto representa­ntes das organizaçõ­es da sociedade civil, que defenderam que o processo de diagnostic­o para a constituiç­ão da estratégia deve ter início com os cidadãos residentes nas comunidade­s mais recônditas, os verdadeiro­s lesados da sociedade por não disporem de condições básicas necessária­s para a sua sobrevivên­cia.

Responsáve­l considera um dever de cidadania contribuir para a formulação da estratégia

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro da Economia apresenta as causas do alargament­o da Estratégia de Longo Prazo
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Economia apresenta as causas do alargament­o da Estratégia de Longo Prazo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola