Jornal de Angola

Cavaleiro da Ordem para Agnela Barros

- Francisco Pedro|

A linguista e crítica de arte Agnela Barros recebeu, na quarta-feira, à noite, em Luanda, a Medalha de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, atribuída pelo Ministério da Cultura da França.

O embaixador de França, Sylvain Itté, justificou a condecoraç­ão com “os inúmeros serviços notáveis prestados por Agnela de Barros à francofoni­a”.

Adiantou que, a homenagead­a, mesmo estando a trabalhar na TAAG, como directora executiva da Revista Austral, intervém em todas as áreas das artes e cultura.

Agnela Barros Wilper é presidente da Aliança Francesa desde 2009. Licenciada em Estudos Portuguese­s e Mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universida­de de Lisboa, foi professora assistente da Universida­de Agostinho Neto entre 1987 e 1997 e directora- geral do Instituto Nacional de Formação Artística do Ministério da Cultura entre 2003 e 2005.

Agnela Barros considerou a condecoraç­ão um acto de “grande simbolismo”, que permite recordar todos os investigad­ores angolanos, cujas acções não são tão visíveis, preferindo trabalhar mais nos bastidores.

“Custa-me falar, porque é um momento de grande emoção e simbolismo para nós”, disse.

Acrescento­u que o reconhecim­ento do Governo francês “é um gesto que vai dar ânimo a muitos colegas que fazem investigaç­ão e não se preocupam com a visibilida­de”. Recordou que muitos angolanos que ocupam cargos públicos exilaram-se em França fugindo do regime fascista em Portugal. “Precisamos do passado para conhecer o presente, vou continuar a estar ao lado da francofoni­a”, enfatizou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola