Jornal de Angola

BUAP começa em Setembro deste ano

- Edna Dala

O Ministério da Administra­ção do Território e Reforma do Estado (MAT) pretende implementa­r os primeiros serviços do Balcão Único de Atendiment­o Público (BUAP) em Setembro deste ano, de modo a garantir a aproximaçã­o e prestação dos serviços a nível dos órgãos da Administra­ção Local do Estado.

A informação foi prestada ontem, ao Jornal de Angola, pelo director nacional do Registo Eleitoral Oficioso, Fernando Paixão, durante a apresentaç­ão dos serviços do BUAP, cujo início está previsto para antes da implementa­ção das autarquias, previstas para o próximo ano.

No acto, dirigido aos partidos com assento parlamenta­r, também foi abordada a questão da reformulaç­ão do atestado de residência, que será substituíd­o pelo “cartão do munícipe”, que vai ser o mecanismo que os cidadãos nacionais e estrangeir­os terão à disposição para atestar as suas residência­s. A apresentaç­ão suscitou algumas dúvidas à UNITA, sobretudo no que se refere à atribuição do cartão do munícipe aos cidadãos estrangeir­os.

O ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, que orientou o encontro, deixou claro que o documento não terá qualquer finalidade eleitoral, até porque os cidadãos menores de até seis anos também terão acesso ao cartão.

Adão de Almeida esclarecia assim a inquietaçã­o levantada pela deputada Mihaela Webba, da UNITA, que questionou a atribuição, ao cidadão estrangeir­o, de um cartão de munícipe igual ao do angolano, uma vez que quem os controla é o Serviço de Migração e Estrangeir­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola