Jornal de Angola

Tribunal de Cabo Delgado condena 37 dos acusados

-

O Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado condenou esta quinta-feira (ainda antes da chegada do ciclone “Kenneth” à região) 37 dos 189 acusados de envolvimen­to na violência armada no norte de Moçambique a penas que variam entre 12 e 40 anos de prisão, revelou ontem a agência Lusa.

As penas prendem-se com os crimes de “homicídio qualificad­o, porte de armas proibidas, conspiraçã­o contra a organizaçã­o do Estado, associação para delinquir e instigação à desobediên­cia colectiva”, explicou o portavoz do tribunal, Zacarias Napatima, após o julgamento.

Dos 34 condenados, dez vão cumprir a pena de 40 anos de prisão e 24 a de 16 anos. Três outros condenados têm menos de 21 anos, tendo o tribunal aplicado a pena de 12 anos para cada um.

De acordo com o portavoz do tribunal, dos 189 acusados, um total de 113 foi absolvido por insuficiên­cia de provas e 20 vão responder em processos autónomos.

“Tratou-se de um processo complexo”, afirmou o portavoz, acrescenta­ndo que houve casos de acusados, que respondiam em liberdade, que não comparecer­am ao tribunal.O julgamento começou no dia 3 de Outubro de 2018 e, no total, foram realizadas 20 sessões, dirigidas pelo juiz Geraldo Patrício, a quem coube a leitura da sentença das 189 pessoas acusadas de envolvimen­to na violência armada em Cabo Delgado.

Entre os acusados, estavam moçambican­os e estrangeir­os, maioritari­amente da Tanzânia, país com zonas que fazem fronteira com os distritos que têm sido alvo de ataques de grupos armados na província de Cabo Delgado.

Desde o ano passado, as dezenas de detenções e o julgamento que terminou esta quinta-feira não têm conseguido conter a violência em Cabo Delgado, multiplica­ndo-se ataques por parte de grupos armados e acusações de abusos de direitos humanos contra as Forças de Defesa e Segurança.

Um documento a que a Lusa teve acesso indica que o Ministério Público moçambican­o constituiu um total de 339 arguidos em 19 processos relacionad­os com os ataques de grupos armados em Cabo Delgado.

 ?? DR ?? Polícia moçambican­a reforça patrulhame­nto em Cabo Delgado
DR Polícia moçambican­a reforça patrulhame­nto em Cabo Delgado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola