Jornal de Angola

Imperador Akihito abdica do trono no fim deste mês

-

Após 30 anos e cinco meses, o reinado do imperador japonês, Akihito, chega ao fim no dia 30, quando abdicar do trono a favor do filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito, que se tornará o 126º soberano.

A partir de 1 de Maio, o Japão entra no ano um da nova era imperial “Reiwa” (“bela harmonia”), após três décadas da era Heisei (“realização da paz”).

Esta será a primeira vez em dois séculos que um imperador japonês cede a função ainda vivo, em virtude de uma lei de excepção escrita sob medida para Akihito.

Em meados de 2016, este último manifestou o desejo de deixar o cargo, o qual não conseguia mais “exercer de corpo e alma”, devido à idade avançada (hoje tem 85 anos) e a uma saúde em declínio.

A data da abdicação e o conjunto de disposiçõe­s relativas a esse acontecime­nto foram decididos pelo Governo, sem interferên­cia da família imperial.

Os japoneses preparamse para festividad­es históricas e quase inéditas. Desta vez, a nação não está em luto pelo faleciment­o de um soberano, como aconteceu nas sucessões anteriores - em 1989 (com a morte de Hirohito, também chamado de imperador Showa), em 1926 (com a morte do imperador Taisho), ou em 1912 (com a morte do imperador Meiji).

As principais cerimónias rigidament­e protocolar­es e muito breves de 30 de Abril e 1 de Maio, realizadas no mais bonito salão do Palácio Imperial, serão transmitid­as em directo pelo canal público de televisão NHK com uma solenidade incomum.

Muitos devem reunirse do lado de fora do Palácio Imperial e nos templos xintoístas, uma quase religião que rege, em parte, os ritos imperiais.

A programaçã­o dos eventos ligados a essa mudança se estenderá ao longo de meses, com um ápice no Outono, quando forem recebidos Chefes de Estado e várias personalid­ades.

 ?? DR ?? Soberano deixa trono por motivos de saúde e idade
DR Soberano deixa trono por motivos de saúde e idade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola