Jornal de Angola

Maioria na Escócia é contra independên­cia

-

Uma sondagem publicada ontem refere que 61 por cento dos escoceses votariam contra a independên­cia da Escócia do Reino Unido se fosse realizado um novo referendo, como deseja a chefe do Governo autónomo, Nicola Sturgeon.

A sondagem, realizada pela empresa Survation para a organizaçã­o que se opõe à separação “Scotland in Union” e realizada entre 18 e 23 de Abril junto de cerca de mil pessoas, revelou que apenas 39 por cento votariam a favor da criação de um Estado independen­te. A pesquisa mostra que 34 por cento dos inquiridos são contra um novo referendo, e que só 21 por cento são favoráveis à nova consulta nos próximos dois anos, como deseja Sturgeon. A líder do Partido Nacionalis­ta Escocês (SNP) e chefe do Governo autónomo anunciou esta semana planos para promover uma nova consulta até ao final de 2021.

Porém, o ministro do Gabinete e número dois do Governo, David Lidington, rejeitou a ideia, alegando não existirem sinais de que a população escocesa tenha mudado de opinião desde 2014, quando 55 por cento votaram num referendo contra a independên­cia.

Um dos principais argumentos do SNP para realizar uma nova consulta é a oposição ao “Brexit”, alegando que 62 por cento dos escoceses votaram contra a saída do Reino Unido da União Europeia no referendo de 2016, enquanto o Reino Unido como um todo votou 52 por cento a favor.

 ?? DR ?? Nicola Sturgeon defende novo referendo de separação
DR Nicola Sturgeon defende novo referendo de separação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola