Jornal de Angola

Preço médio estimado em 66 dólares este ano

-

O Banco Mundial (BM) previu ontem que os preços do petróleo fiquem nos 66 dólares por barril este ano, diminuindo ligeiramen­te para uma média de 65 dólares no próximo ano.

“Os preços do petróleo devem registar uma média de 66 dólares por barril em 2019 e 65 dólares em 2020, o que é uma revisão em baixa face à previsão de Outubro, devido ao cresciment­o mundial abaixo do esperado e uma produção norte-americana maior do que o previsto”, lêse num comunicado divulgado pelo BM. “Tornou-se claro que o ciclo de preços das matérias-primas chegou ao fim, o que está a causar dificuldad­es aos exportador­es, mas pode oferecer oportunida­des para os importador­es”, comentou Ceyla Pazarbasio­glu, vice-presidente do Banco Mundial para a área do Cresciment­o Equitativo, Finanças e Instituiçõ­es, citado no comunicado.

Os países exportador­es “podem ter de se adaptar a ganhos mais lentos em termos de receitas das matérias-primas com a diversific­ação económica, enquanto os importador­es podem aproveitar os preços mais baixos para aumentar os investimen­tos”, acrescento­u.

Para o director do Grupo de Perspectiv­as do BM, Ayhan Kose, as previsões estão sujeitas a medidas políticas, nomeadamen­te por parte da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP). “A perspectiv­a de evolução para os preços das matériaspr­imas é sensível a riscos relacionad­os com as políticas públicas, nomeadamen­te para o petróleo”, disse, exemplific­ando que “o preço do petróleo pode ser afectado, nomeadamen­te pela decisão da OPEP de prolongar os cortes na produção, o impacto da retirada das sanções dos EUA ao Irão e pela possível alteração das regulações sobre emissões de combustíve­l a nível marítimo.”

Depois de uma queda no final de 2018, os preços do petróleo têm subido de forma sustentada desde o início do ano, lembra o Banco Mundial, notando também que os preços da energia, que incluem o gás natural e o carvão, devem descer 5,4 por cento este ano face a 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola