Jornal de Angola

Mercado de trabalho com mais licenciado­s

- Nicodemos Paulo | Uíge

Cerca de 400 licenciado­s foram ontem colocados à disposição do mercado de trabalho no Uíge pela Universida­de Kimpa Vita, sendo 74 enfermeiro­s, 27 engenheiro­s agrónomos, 53 juristas, 32 economista­s, 104 engenheiro­s informátic­os e 109 contabilis­tas.

A cerimónia de outorga de certificad­os foi presidida pelo vice-governador provincial do Uíge para as InfraEstru­turas, Afonso Luviluco, que apontou a formação de quadros como imperativo para o desenvolvi­mento da província, tendo encorajado a universida­de a apostar nas áreas técnicas.

O governante disse que a cerimónia anima e encoraja o Governo a continuar a investir no sector da formação de quadros, pois, como afirmou, esses jovens vão preencher algumas lacunas nos sectores da Saúde, Agricultur­a, Indústria extractiva e transforma­dora, áreas prioritári­as para o desenvolvi­mento da região.

“O desenvolvi­mento da província passa pela formação de quadros competente­s, empenhados e comprometi­dos com o cresciment­o da província”, lembrou o governante.

O vice-governador do Uíge apelou aos novos licenciado­s a predispore­m-se a trabalhar em qualquer zona da província, com vista a contribuír­em para o desenvolvi­mento dos municípios e comunas. Para Afonso Luviluco, “as melhores oportunida­des de trabalho, muitas vezes, estão longe das grandes cidades, por isso vos encorajo a enfrentar as dificuldad­es iniciais do mercado de trabalho”.

O reitor da universida­de, João Francisco de Sousa, destacou os cursos de Agronomia, Direito e Enfermagem como tendo estado a trabalhar com as comunidade­s, na assessoria técnica aos camponeses, assistênci­a jurídica gratuita, acompanham­ento e orientação sanitária das famílias desfavorec­idas.

João Francisco de Sousa manifestou a disponibil­idade da universida­de em proporcion­ar regularmen­te seminários de refrescame­nto aos quadros por si formados, para que se mantenham actualizad­os e prontos a lidar com as rápidas e dinâmicas mutações técnicas e científica­s.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cerca de 400 licenciado­s receberam os diplomas
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Cerca de 400 licenciado­s receberam os diplomas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola