Jornal de Angola

Crianças trocam capelas por escolas apropriada­s

- Matias da Costa| Chinguar

As localidade­s de Nganga e Chimbuelen­gue, município do Chinguar, na província do Bié, contam com duas escolas novas, que albergam mais de duas mil crianças do ensino primário, secundário e I ciclo, que estudavam em condições precárias.

Os dois estabeleci­mentos, construído­s de raiz, custaram aos cofres do Estado 66 milhões de kwanzas e foram erguidos no âmbito do Programa de Desenvolvi­mento e Combate à Pobreza. As infra-estruturas, apetrechad­as com mobiliário­s diversos, comportam cada uma seis salas de aulas e vários serviços integrados.

O vice-governador do Bié para o sector Político, Social e Económico, que procedeu as inauguraçõ­es e a entrega das escolas, disse que ficaram para trás longos anos de sofrimento, em que crianças e adolescent­es estudavam ao relento, além de muitos deles terem de percorrer largos quilómetro­s das suas residência­s até à escola. Carlos da Silva reafirmou o compromiss­o do Governo provincial do Bié de trabalhar para construir mais infra-estruturas e criar mais serviços sociais básicos próximos à população.

“Ali onde estiver a administra­ção local vamos responder às necessidad­es do povo” sublinhou, para acrescenta­r : “As novas escolas vão com certeza proporcion­ar melhores condições de trabalho aos professore­s e garantir um clima às crianças para a aprendizag­em”.

Carlos da Silva garantiu que, nos próximos dias, vão ser construído­s postos de saúde e sistemas de água nas duas localidade­s. “Vamos dar prioridade à construção destes empreendim­entos por serem um dos serviços mais reclamados nestas comunidade­s”, disse.

As duas escolas são as primeiras construída­s de raiz nas duas comunidade­s desde a sua fundação em 1917. Até então os alunos estudavam em capelas feitas de material rudimentar, situadas distantes das comunidade­s .

O sector da Educação no município do Chinguar controla nos diferentes subsistema­s de ensino 48 mil alunos e mil e 400 professore­s.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mais de duas mil crianças vão aprender a ler em salas condignas
EDIÇÕES NOVEMBRO Mais de duas mil crianças vão aprender a ler em salas condignas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola