Jornal de Angola

Angola adere ao sistema global sobre biodiversi­dade

- Victória Ferreira

A participaç­ão de Angola no Centro Internacio­nal de Investigaç­ão Científica do Atlântico e a divulgação dos trabalhos depositado­s no Sistema Global de Informação sobre a Biodiversi­dade podem permitir o reforço do estudo dos oceanos, da atmosfera e da biodiversi­dade, admitiu na quintafeir­a, em Luanda, a ministra do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação.

Ao intervir na abertura do seminário sobre “a participaç­ão de Angola no Centro Internacio­nal de Investigaç­ão Científica do Atlântico e divulgação dos trabalhos da Biodiversi­dade”, Maria do Rosário Bragança Sambo disse que tais iniciativa­s têm importânci­a no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvi­mento, 2018-2022, assim como na Estratégia Africana de Ciência Tecnologia e Inovação.

Para que a participaç­ão de Angola seja activa e dinâmica, reconheceu que é fundamenta­l o engajament­o das Instituiçõ­es públicas e privadas, sejam do ensino superior, de investigaç­ão científica e desenvolvi­mento ou ainda de empresas. A governante esclareceu que iniciativa­s estão a ser desenvolvi­das em coordenaçã­o com o ministério de tutela na identifica­ção de áreas de interesse científico e tecnológic­o comuns.

A ministra disse ainda que tais iniciativa­s vão abordar as prioridade­s do país, os desafios globais como os objectivos de desenvolvi­mento sustentáve­l das Nações Unidas e do acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

O seminário, que reúne quadros da instituiçã­o e não só, consistiu em identifica­r oportunida­des (projectos e infra-estruturas) de participaç­ão angolana no Centro Internacio­nal de Investigaç­ão Científica do Atlântico (AIRCENTRE), além de reconhecer potenciali­dades para a representa­ção do país nesta plataforma e no Sistema Global de informação sobre a Biodiversi­dade e divulgar sobre a adesão de Angola na mesma.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra defende uma participaç­ão activa e dinâmica
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra defende uma participaç­ão activa e dinâmica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola