Jornal de Angola

Diassonema Neydi conquista o bronze

- António Cristóvão

A judoca Diassonema Neidy Mucungi, do 1º de Agosto, conquistou na quinta-feira, uma medalha de bronze na categoria dos menos de 57 quilos, na Cidade do Cabo, África do Sul, onde decorre desde quarta-feira o Campeonato Africano das Nações, na classe de seniores, em ambos os sexos.

Em 2016, no Africano do Madagáscar, a atleta da equipa do Rio Seco também arrebatou uma medalha de bronze, e aguarda até agora pelo prémio do Ministério da Juventude e Desportos.

O atleta Elio Zembula (66 kg) perdeu na quinta-feira na preliminar, enquanto Frederico João (-90 kg) entra acção apenas amanhã. Andreza António (- 52 kg) foi impedida de competir, pelo organismo reitor africano, por falta de pagamento das quotas, do hotel, cartão internacio­nal e taxa de participaç­ão.

No palco da competição, estão também os judocas Acácio Cassule “Bebe Água” (- 73 kg), Elvis (-66 kg) e Frederico Mendes (90 kg).

De acordo com o presidente da Federação Angolana de Judo (FAJ), Paulo Emílio Nzinga “Apolo”, as Selecções Nacionais embarcaram quarta-feira para a Cidade do Cabo sem os treinadore­s, por falta de condições financeira­s do organismo reitor nacional.

“O Banco de Poupança e Crédito não disponibil­izou as verbas para a viagem dos atletas. Tivemos de recorrer a empréstimo­s. Alguns atletas viajaram com patrocínio­s”, disse ao Jornal de Angola.

Para ter a equipa completa, “Apolo” disse que a federação precisava de 16, 5 milhões de kwanzas, para o pagamento das quotas, alojamento, alimentaçã­o, subsídios de deslocação dos atletas, técnicos, compra de material desportivo e medicament­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola