Jornal de Angola

Angola e Nigéria “brigam” pelo último lugar do pódio

- António de Brito

Angola e Nigéria em Sub17 de futebol disputam, hoje às 14h00, no Estádio Benjamin Mkapa, a medalha de bronze da 13ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorre até amanhã na cidade de Dar-esSalam (Tanzânia).

Dpois de falharem a presença na final, ambas selecções jogam uma cartada decisiva, com a ambição de vencer e garantir a terceira posição da prova continenta­l. Este é o segundo jogo entre os contendore­s na competição, depois de já se terem defrontado durante a fase de grupos, com a Nigéria a vencer (1-0).

No reencontro com os nigerianos, os angolanos pretendem fazer um jogo totalmente diferente do primeiro, visto que conhecem os pontos fortes e fracos da selecção da África Ocidental.

Frente à forte selecção nigeriana, o conjunto angolano espera discutir o jogo pelo jogo, porque já dispõe de elementos necessário­s para encarar olhos nos olhos o adversário, depois de jogarem na primeira fase da competição terem dado bastante réplica, como espelha a magra vantagem. Pedro Gonçalves e jogadores esperam virar o rumo dos acontecime­ntos, descartand­o para já um segundo desaire. No pensamento dos integrante­s da Selecção Nacional Sub-17 não há outro resultado que não seja a vitória.

Apesar de reconhecer o valor da equipa adversária, Angola quer encerrar com vitória a sua campanha no "Africano", mas não tem segurament­e uma tarefa facilitada, uma vez que a Nigéria ambiciona igualmente a subida ao pódio.

Ambos os conjuntos já estão qualificad­os para o Mundial do Brasil, a disputar-se em Outubro próximo, mercê do primeiro e segundo lugares no Grupo A, respectiva­mente. A Nigéria totalizou sete pontos contra seis de Angola. Difícil prever um vencedor.

O selecciona­dor angolano vai manter o “onze” e a estratégia utilizada nas meiasfinai­s, onde Angola perdeu para os Camarões aos penáltis (3-4). No tempo regulament­ar, estavam empatadas a zero, tal como a Nigéria que perdeu com a Guiné Conacri, por 9-10, com o nulo a persistir durante os 90 minutos.

Amanhã, Guiné Conacri e Camarões jogam a final, no Estádio Nacional de Dares-Salam, num jogo de desfecho imprevisív­el.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola