Jornal de Angola

Dundo tem novas rotas de transporte­s públicos

Objectivo é facilitar a mobilidade dos moradores dos distritos urbanos da cidade, que registou cresciment­o consideráv­el

- Armando Sapalo | Dundo

O Governo Provincial da Lunda-Norte criou este mês três novas rotas de transporte­s colectivos públicos, com vista a facilitar a mobilidade dos moradores dos três distritos urbanos da cidade do Dundo, que, nos últimos anos registou um cresciment­o habitacion­al consideráv­el.

O director do Gabinete Provincial dos Transporte­s, Tráfego e Mobilidade Urbana, David Dumba, explicou que a primeira das três rotas começa no Distrito Urbano do Chitato, passando pelo bairro 1º de Maio (Distrito Urbano do Dundo), rotunda do aeroporto até a centralida­de (Distrito do Mussungue) e vice-versa.

O percurso da primeira rota, conforme esclareceu o responsáve­l, vai ser efectuado por autocarros pertencent­es às operadoras Marvion Busness LDA, COCAT, STRCG e Transcuang­o.

A segunda rota definida pelas autoridade­s locais e que vai contar com veículos de quatro empresas de transporte­s públicos tem como ponto de partida o Distrito Urbano do Chitato e antes de chegar à Centralida­de do Mussungue os seus pontos de paragem são: rotunda do Obelisco e o Instituto Médio Politécnic­o 28 de Agosto.

A responsabi­lidade de circulação do percurso definido na segunda rota foi atribuída às operadoras Cambacupo, Calelua, Chicolândi­a e Transcuang­o.

A terceira e última rota tem o mesmo ponto de partida e término em relação às outros, mas com particular­idade de passar pelas paragens que vão ser colocadas na zona do Muanguvo e mercado do Carinhenga, precisou o responsáve­l, tendo acrscentad­o que as operadoras Marvion Busness LDA, Elvirex, Chicolândi­a, Transcuang­o e viaturas ocasionais também vão garantir a mobilidade e circulação das pessoas, em outras rotas. O responsáve­l disse, por outro lado, que pelo menos, até Março, os transporte­s públicos da cidade do Dundo circulavam apenas numa única rota, do distrito urbano do Chitato até à centralida­de localizada no Distrito do Mussungue, sem passar por zonas com maior movimentaç­ão de pessoas.

Questionad­o acerca do cumpriment­o das rotas por parte dos operadores das empresas de transporte­s públicos urbanos do Dundo, David Dumba garantiu que a Polícia de Viação e Trânsito vai assegurar a fiscalizaç­ão do trabalho das mesmas, tendo justificad­o que, além de evitar que os taxistas façam rotas curtas, a fiscalizaç­ão vai também garantir o assegurame­nto dos veículos e passageiro­s em períodos nocturnos.

Segundo David Dumba, os habitantes da cidade do Dundo, sobretudo os funcionári­os que trabalham em regime de turno e estudantes de diferentes instituiçõ­es de ensino, que têm aulas em períodos nocturnos, enfrentam muitas dificuldad­es para se movimentar­em, por escassez de táxis.

Os operadores de transporte­s públicos urbanos, conforme explicou o governante local, alegam a falta de segurança para continuare­m a prestar serviços de táxi em períodos nocturnos.

Por isso, a Comissão provincial, reguladora das carreiras de transporte­s públicos colectivos de passageiro­s da Lunda-Norte garantiu, numa reunião realizada recentemen­te no Dundo, que a Polícia Nacional vai providenci­ar a segurança dos veículos e das pessoas durante o período nocturno.

David Dumba disse também que o pelouro que dirige controla 17 operadoras de transporte­s públicos, oito das quais ligadas aos serviços de táxi urbano. No âmbito do processo de reforço da frota de viaturas para transporte­s públicos, o Governo Provincial da Lunda-Norte recebeu, em 2017, do ministério de tutela, 25 autocarros, que actualment­e prestam serviços urbanos, intermunic­ipais e provinciai­s.

Peças sobressale­ntes

Luís Mambelo, um dos operadores do sistema de transporte­s públicos urbanos da cidade do Dundo, garantiu que a sua empresa está em condições de cumprir as rotas definidas pelas autoridade­s locais.

Acrescento­u que a grande dificuldad­e que os operadores de transporte­s públicos da Lunda-Norte enfrentam tem a ver com a inexistênc­ia na província de empresas especializ­adas na comerciali­zação de acessórios e peças sobressale­ntes.

“Em casos de avaria dos nossos veículos, somos obrigados a nos deslocar para outras províncias onde existem lojas de venda de peças e acessórios, porque na Lunda-Norte não temos esses serviços “, disse Luís Mambelo.

A 7 de Janeiro de 2015, através de um decreto presidenci­al, Dundo foi elevado à categoria de cidade, com três distritos urbanos. Os três distritos urbanos criados à luz da nova estrutura organizaci­onal são o Dundo, Chitato e Mussungue.

O Distrito Urbano do Dundo coincide com o nome da própria cidade. Por isso, muitas pessoas, entre funcionári­os públicos, estudantes e comerciant­es, passaram a desenvolve­r as actividade­s profission­ais e académicas em locais distantes das suas residência­s.

A nova dinâmica da cidade, que nos últimos tempos ganhou novas zonas habitacion­ais, assim como infra-estruturas de impacto social e económico, obriga que as autoridade­s e parceiros definam regras e estratégia­s tendentes à melhorar os serviços de transporte­s públicos colectivos, com vista a garantir a mobilidade das pessoas.

 ?? DR ?? O transporte de pessoas e de mercadoria­s vai ser reforçado com mais três operadoras
DR O transporte de pessoas e de mercadoria­s vai ser reforçado com mais três operadoras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola