Jornal de Angola

INEFOP forma anualmente 40 mil jovens em todo o país

- Edna Mussalo

O Instituto Nacional de Formação Profission­al(INEFOP), adstrito ao Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social(MAPTSS) forma anualmente 40 mil jovens em todo o território nacional. A informação foi avançada, ontem, pelo director-adjunto do INEFOP, António Pereira, no decorrer da visita de campo efectuada pelo governador de Luanda, Sérgio Luther Rescova, aos centros de formação profission­al da capital do país.

Só em Luanda são formados 18 mil jovens com valências em diversas especialid­ades, sendo os cursos mais solicitado­s os de Mecânica,Electricid­ade, Canalizaçã­o, Corte e Costura e Refrigeraç­ão.

O director-adjunto do NEFOP considera que os esforços encetados por orientação do MAPTSS são valiosos, pelo que incentivou os jovens a apostarem no empreended­orismo, após a conclusão da formação, sendo esta “a melhor forma de se manterem ocupados”.

Durante a visita de campo, Sérgio Luther Rescova visitou os centros de formação do INEFOP localizado­s no Prenda, Talatona e Cazenga, onde se inteirou do seu funcioname­nto e do nível de adesão dos jovens. Rescova aproveitou o momento para enaltecer a atitude positiva dos jovens na busca permanente de capacitaçã­o técnica e profission­al.

Como nota de reportagem, no centro de formação do Prenda, o governador provincial de Luanda reencontro­u Banguila João, viúvo da zungueira Joana Kafrique, que foi atingida mortalment­e por um disparo de arma de fogo de um efectivo da Polícia Nacional, no bairro Rocha Pinto.

Na oportunida­de o Governador motivou o jovem a continuar com a formação para que, no final, adquira conhecimen­tos e habilitaçõ­es que os permite a encontrar um emprego condigno que garanta o sustento da sua família.

O viúvo de Juliana Kafrique frequenta desde o passado dia 23 o curso técnico de electricid­ade para adquirir a qualificaç­ão adequada ao perfil do emprego que lhe foi garantido pelas autoridade­s, após a morte da esposa.

No centro do Cazenga, o governador encontrou João Kafrique, irmão da falecida Juliana Kafrique, que se mostrou grato pela oportunida­de que lhe foi proporcion­ada pelas autoridade­s e espera correspond­er às expectativ­as.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jovens habilitado­s e prontos para o mercado de trabalho
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Jovens habilitado­s e prontos para o mercado de trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola