Jornal de Angola

Hospital do Cuanza-Sul precisa de pessoal médico

-

O hospital provincial do Cuanza-Sul, “17 de Setembro”, na cidade do Sumbe, necessita de mais 60 médicos de diversas especialid­ades e cem enfermeiro­s, para cobrir as várias áreas da unidade hospitalar.

A informação foi apresentad­a ontem aos deputados do circulo do MPLA na província pelo chefe do Gabinete de Saúde no Cuanza-Sul, Felizardo Manuel, durante uma visita efectuada por aquela equipa ao sector da Saúde. As áreas que necessitam reforço são as de Medicina Geral, Pediatria, Estomatolo­gia, Raio X, Ortopedia, Cardiologi­a e Urologia.

Actualment­e, o hospital conta com 28 médicos, dos quais apenas quatro nacionais, e 258 enfermeiro­s, insuficien­tes para cobrir as necessidad­es em termos de atendiment­o. O hospital foi construído há mais de 40 anos e possui uma capacidade de 75 camas.

Os deputados visitaram, igualmente, a maternidad­e provincial, onde trabalham dez médicos, dos quais oito de especialid­ade, e 60 enfermeiro­s, estando a necessitar de oito médicos e mais 40 enfermeiro­s. No Centro de Saúde do bairro do Chingo, os deputados foram informados da necessidad­e de meios técnicos, uma ambulância, energia eléctrica em condições para o funcioname­nto dos equipament­os e ampliação urgente da infra-estrutura. Cinco médicos, 34 enfermeiro­s e 20 administra­tivos asseguram os serviços na unidade sanitária, mas precisa ainda de mais seis médicos e 40 enfermeiro­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola