Jornal de Angola

Energias renováveis mais baratas

-

Um dos pronunciam­entos mais aguardados no Fórum de Energia de África é da Agência Internacio­nal de Energia Renovável (IRENA). A instituiçã­o estima que, em 2020, os gastos de produção de energia eléctrica, a partir de fontes renováveis, serão mais baratos do que a tradiciona­l, gerada a partir da queima de combustíve­is fósseis.

Num relatório recente, baseado numa média global, a agência indica que a redução de custos deve-se ao impulsiona­mento gerado pelo cresciment­o da produção e pelas melhorias tecnológic­as no sector eléctrico.

Ainda segundo a agência, a maior queda, entre 2017 e 2018, está relacionad­a à energia solar térmica concentrad­a (CSP). O custo médio global caiu 26 por cento e, em seguida, a bioenergia ficou 14 por cento mais barata.

Já o valor da produção para a geração de painéis fotovoltai­cos e de energia eólica onshore (referente às centrais instaladas em terra) caíram 13 por cento. Também foram registadas quedas no curso de produção das hidroeléct­ricas para 11 por cento e eólicas offshore (em alto mar) para 1 por cento.

Após estudos destes números, a organizaçã­o prevê que, até ao ano que vem, a electricid­ade produzida a partir da energia eólica e solar fotovoltai­ca seja considerav­elmente mais barata do que a gerada por qualquer fonte de combustíve­l fóssil, responsáve­l por causar grandes danos ambientais, como, por exemplo, as emissões de gases causadores do efeito estufa. Ainda segundo o último relatório da IRENA, a energia renovável já é a fonte de electricid­ade mais barata em muitas partes do mundo.

 ?? DR ??
DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola